BEREU NEWS

Desemprego sobe e atinge 12,9 milhões em março, diz pesquisa do IBGE

Desemprego sobe e atinge 12,9 milhões em março, diz pesquisa do IBGE

A taxa de desemprego no Brasil voltou a subir nos três primeiros meses do ano, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira (30/4), pelo IBGE. O resultado dos três meses encerrados em março foi de 12,2%. Com isso, há oficialmente 12,9 milhões de desempregados no país. Houve um crescimento de 1,2 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro, que serve como base de comparação para o dado atual, quando 11% dos brasileiros estavam desocupados.
No entanto, a taxa é menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando atingiu 12,7%. A alta do desemprego reflete dois movimentos: os efeitos do coronavírus na geração de empregos e a dispensa após as contratações do período de festas.
Adicionalmente, nos primeiros meses do ano são registrados muitas demissões de trabalhadores temporários e, consequentemente, aumento da taxa de desocupação. " Grande parte do trimestre ainda está fora desse cenário. Não posso ponderar se o impacto da pandemia foi grande ou pequeno, até porque falamos de um trimestre com movimentos sazonais, mas de fato para algumas atividades ele foi mais intenso", explica Adriana Beringuy, analista do IBGE.
Esses efeitos fizeram com que a massa de trabalhadores com emprego tivesse a maior retração desde 2012. Nos três meses encerrados em março, a população ocupada caiu de 94,5 milhões, em dezembro, para 92,2 milhões de brasileiros. Cerca de 2,3 milhões de brasileiros deixaram de trabalhar no período.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS