BEREU NEWS

Brasil registra pior colocação em ranking de combate à corrupção

Brasil registra pior colocação em ranking de combate à corrupção
O Brasil caiu uma posição no ranking do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) e ocupa, agora, o 106º lugar entre os 180 países avaliados. Esta é a pior colocação do país desde 2012. 

Elaborado pela ONG Transparência Internacional, o índice usa uma escala de 0 (altamente corrupto) a 100 (muito íntegro). Com 35 pontos - repetindo o "feito" de 2019 -, o Brasil aparece com destaque no relatório, que aponta a corrupção como “um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento econômico e social do País”. 
"Após as eleições de 2018, que foram profundamente influenciadas por acentuada narrativa anticorrupção por parte de diversos candidatos, o Brasil passou por uma série de retrocessos em seu arcabouço legal e institucional anticorrupção”, diz o documento.
Em relação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o relatório afirma: “Dentre os desafios atuais, há a crescente interferência política do presidente Bolsonaro nos chamados órgãos de controle e a aprovação de legislação que ameaça a independência dos agentes da lei e a 'accountability' [prestação de contas] dos partidos políticos". 
RANKING
O país ficou atrás de outros latino-americanos, como Argentina (66º), Chile (26º), Colômbia (96º), Cuba (60º), Equador (93º) e Uruguai (21º).
Os cinco mais bem colocados no ranking são Dinamarca (87), Nova Zelândia (87), Finlândia (86), Singapura (85) e Suécia (85). Já os cinco piores são Venezuela (16), Iêmen (15), Síria (13), Sudão do Sul (12) e Somália (9). A região com a maior pontuação foi a Europa ocidental, com pontuação média de 66. Já a pior região no Índice é a África Subsaariana: 32 pontos de 100. 
Confira:
1. Dinamarca
2. Nova Zelândia
3. Finlândia
4. Singapura
5. Suécia
6. Suíça
7. Noruega
8. Holanda
9. Alemanha
10. Luxemburgo
106. Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS