BEREU NEWS

Feira de santana registra aumento no índice de homicídios no período da quarentena

Feira de santana registra aumento no índice de homicídios no período da quarentena
Desde o início da quarentena 54 assassinatos foram registrados na cidade.
Neste período de quarentena, iniciado no dia 21 de março em Feira de Santana para controle da disseminação da Covid-19, foram registrados no município 54 assassinatos. O número é maior que no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 36 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
Partindo da conjectura sobre a forma como os homicídios são praticados em via pública, supõe-se que isolamento social ajudaria a reduzir esses índices, e que o aumento aponta o descumprimento da recomendação de ficar em casa. Por outro lado, é preciso uma análise mais aprofundada para associar ou não esse aumento, neste período, ao contexto da pandemia, principalmente porque esse índice já vinha aumentando desde 2019.
Para o delegado Roberto Leal, coordenador regional de polícia (1ª Coorpin), esse número de CVLIs é preocupante, e a polícia tem realizado ações para reduzir esse índice. Segundo ele, a presença das pessoas nas ruas favorecem os homicídios, porém não vai explicar toda a complexidade que envolve o aumento da criminalidade em Feira.
“Alguns desses homicídios, como a gente diz aqui, é o momento da oportunidade. Um desafeto já o procura e aproveitou aquele momento que foi visto em via pública e acabou cometendo o crime. Eu acredito que sim [que o descumprimento do isolamento social tenha favorecido]. É um dos fatores que acaba contribuindo, mas não vai exclusivamente explicar todo um fenômeno do aumento aqui da criminalidade”, destacou.
Liberação do conjunto penal
Questionado sobre o fato de ter detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana liberados do presídio por conta da pandemia, possa ser um dos fatores motivadores deste aumento, o delegado indicou que sim.
“Um fato só não vai explicar a motivação de tantos casos em Feira de Santana, mas sim, a gente entende que a liberação pode ter ocasionado esses meios necessários para o cometimento do crime. A gente sabe que essas pessoas são inseridas em alguns grupos de criminosos. Quando elas saem - sabendo que recebem alguma determinação ou têm problemas que ocorreram durante a permanência no presídio ou mesmo rixas anteriores -, vão para a rua e acabam cometendo novamente os crimes. São criminosos, pessoas que estão à margem da lei. A saída é um dos itens que a gente pontua pelo aumento da criminalidade”, destacou.
Combate aos homicídios e tráfico de drogas
Ainda segundo o delegado, o combate aos homicídios envolve ações contra o tráfico de drogas, motivação da maioria dos crimes praticados na cidade.
“Este índice é extremamente preocupante, tão preocupante que a própria Secretaria de Segurança Pública, delegado-geral e diretor do Derpin estão nos auxiliando aqui em todos os meios necessários para que a gente consiga aqui reduzi-lo. Sabemos que o envolvimento com o tráfico de drogas em Feira de Santana,  é a maior motivação dos homicídios. Temos a verificação dos bairros, temos a identificação dos criminosos, inclusive, a área de atuação desses grupos que atuam com entorpecentes, mas isso só, não nos fornece meios para que a gente combata da melhor forma possível. A gente precisa sair desse caminho e ir para o enfrentamento direto, e isso está sendo feito. Precisamos enfrentar diretamente o tráfico de entorpecentes porque é a mola mestre de toda essa criminalidade e a gente precisa fazer isso. O que eu posso dizer é o seguinte: estamos aqui nos empenhando de todas as formas, mas ciente de que a gente precisa fazer o enfrentamento”, afirmou.
Feira de Santana já tem registrados 144 CVLIs neste ano, 10,12% a mais que no ano passado no mesmo período.
“Vamos ter que trabalhar diariamente no enfrentamento direto ao tráfico de entorpecente, bem como essas pessoas que estão matando. Identificar e prender quem está na rua matando, se há vinculação com esses grupos organizados, se há um mando superior. Esse trabalho deve ser feito de forma eficaz. A gente precisa fazer o trabalho e sentir o resultado, estamos aqui e se precisar mudar o rumo do barco, iremos mudar no momento certo. Mas o primordial hoje é o combate contra o tráfico. Precisamos fazer isso de forma acintosa, precisamos prender Mentores, lideranças do tráfico, apreender entorpecentes, o patrimônio desse pessoal, e identificar as rotas dessa droga”.

A Polícia Civil já cumpriu, neste mês, mais de 11 mandados de prisão de envolvidos com o homicídios.
Acorda Cidade

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS