BEREU NEWS

Hospital Geral Roberto Santos cancela cirurgias por falta de sangue: 'infelizmente, não se compra na farmácia'

[Hospital Geral Roberto Santos cancela cirurgias por falta de sangue: 'infelizmente, não se compra na farmácia']

O Hospital Roberto Santos (HGRS) necessita, com urgência, de doações de sangue. A unidade, considerada o maior hospital público do Norte-Nordeste, teve que suspender 16 cirurgias emergenciais no último mês por falta de hemoderivados. Isso sem contar os pacientes que não foram chamados para o centro cirúrgico.

Mesmo durante a pandemia, o Hospital abriu 100 novos leitos de enfermaria para a área de alta complexidade de mais de dez especialidades. De acordo com o diretor-geral José Filho, o governo estadual se esforçou para readequar o HGRS em tempo recorde para desafogar os hospitais que passaram a receber exclusivamente pacientes com o coronavírus.
“Então, em meio à pandemia, seguimos realizando neurocirurgias, cirurgias oncológicas, vasculares, de clínica médica e de hemorragia digestiva, por exemplo. Mas houve uma queda muito grande no estoque de sangue e isso está fazendo com que a gente remarque várias vezes uma única cirurgia”, alertou Filho.
Ele destacou que há muitos pacientes que já poderiam ter alta hospitalar, mas continuam internados à espera de sangue. “Infelizmente, sangue a gente não pode comprar na farmácia”, acrescentou. 
Com 640 leitos de internação, o Roberto Santos está, nesta quinta-feira (14), comente com duas bolsas de sangue tipo O+ e nenhuma do tipo O- (doador universal). No entanto, há 13 pedidos deste tipo sanguíneo, sendo que, normalmente, uma solicitação precisa de mais de uma bolsa de sangue. 
“A gente sabe que o certo, agora, é ficar em casa e só sair para fazer coisas essenciais. Doar sangue é essencial. A gente nunca sabe quando seremos nós a precisar”, pediu o diretor. 
Para contribuir, basta procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A instituição está preparada para garantir que a doação seja segura, com hora marcada e seguindo as recomendações das autoridades de saúde. 
O doador precisa ir sozinho e usando máscara. O Hemoba garante que quem for doar terá à disposição álcool em gel, poltronas separadas, colaboradores protegidos e higienização reforçada. 
Os agendamentos para doação de sangue podem ser feitos pelo e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, pelo telefone (71) 3116-5643 ou pelo site www.hemoba.ba.gov.br
 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS