BEREU NEWS

Governo brasileiro baixa portaria emergencial para combater possível surto de gafanhotos no país


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (30/6), uma portaria que estabelece diretrizes para "Plano de Supressão e medidas emergenciais" a serem aplicadas caso haja surto de gafanhotos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os dois estados já declararam emergência na última quinta-feira (25/6). Segundo a Portaria nº 208/2020, caberá ao órgão estadual de defesa agropecuária de cada estado estabelecer o plano de supressão "a partir dos procedimentos gerais de controle estabelecidos pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura". 
Entre as medidas previstas, estão as recomendações gerais para o uso de agrotóxicos como mecanismos de controle das quantidades de agrotóxicos a serem distribuídos, comercializados e utilizados, caso a praga chegue ao país. A portaria prevê ainda a criação de canais para envio de informações relacionadas à identificação da praga em território brasileiro, com emissão de alertas fitossanitários nos estados. 
A nuvem com os insetos preocupa a América do Sul desde o dia 17 de junho, quando o governo da Argentina emitiu um alerta. Os insetos consomem em apenas um dia pastagens equivalentes a 2 mil vacas ou 350 mil pessoas. A nuvem, que surge por conta de mudanças climáticas, tem aproximadamente um quilômetro quadrado de extensão e pode contar com a participação de 40 milhões de gafanhotos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS