BEREU NEWS

Operação Azulão: PRF "fecha cerco" contra caça e tráfico de animais no Nordeste da Bahia

Operação Azulão: PRF "fecha cerco" contra caça e tráfico de animais no Nordeste da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou uma operação batizada de "Azulão", que tem como foco coibir a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As ações, iniciadas na segunda-feira (20/7), estão concentradas na região Nordeste da Bahia, principalmente nos municípios de Ribeira do Pombal, Cipó, Olindina e Nova Soure. 
Segundo a PRF, durante o primeiro dia das atividades foram resgatados 42 aves silvestres e três pássaros exóticos de várias espécies. Muitas aves estavam acondicionadas em gaiolas sujas com fezes e sem água, demonstrando total falta de cuidado e maus tratos. 
Os infratores foram identificados e responderão na Justiça Criminal pelos crimes ambientais previstos da legislação pertinente. Ao todo foram lavrados 11 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e também foram promovidas ações de conscientização e educação ambiental.
Ainda de acordo com a PRF, os animais foram encaminhados para órgão ambiental local onde receberam os cuidados dos profissionais veterinários. Aqueles que estiverem em condições de retornar ao seu habitat natural serão destinados à soltura. Já os mais debilitados passarão por um processo de tratamento e reabilitação.
A PRF informou, também, que o retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Muitas vezes os animais precisam de cuidados veterinários, pois são vítimas de maus tratos e apresentam lesões provenientes da captura ou estão bastante debilitados por conta da má alimentação no cativeiro. Além de tratar a saúde, os animais precisam muitas vezes reaprender algumas funções básicas como voar e buscar seu alimento.
Essas ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres são realizadas com frequência, pela PRF, tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS