Plástico é encontrado pela primeira vez em órgãos humanos, diz cientistas; causas são desconhecidas - BEREU NEWS

Últimas Notícias

Post Top Ad

Anuncie Aqui

17 de agosto de 2020

Plástico é encontrado pela primeira vez em órgãos humanos, diz cientistas; causas são desconhecidas

Plástico é encontrado pela primeira vez em órgãos humanos, diz cientistas; causas são desconhecidas
De acordo com um estudo apresentado nesta segunda-feira (17/8), no Congresso Virtual de Outono da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), cientistas detectaram, pela primeira vez, micro e nano plásticos em órgãos e tecidos humanos.
Segundo o site Uol, pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, encontraram o material em todas as 47 amostras de pulmões, fígado, baço e rins, que examinaram de um banco de tecidos criado para estudar doenças neurodegenerativas. Eles consideram a descoberta preocupante, ainda que falte informações sobre os efeitos dessas partículas para a saúde humana. 
O método analítico que desenvolveram permitiu que eles identificassem dezenas de tipos de plástico nos tecidos humanos, incluindo policarbonato (PC), tereftalato de polietileno (PET), usado em garrafas plásticas, e polietileno (PE), usado para sacos plásticos. Já o bisfenol A (BPA), o composto utilizado na fabricação de plástico e que ainda é usado em recipientes para alimentos, apesar das preocupações com os danos que causa à saúde, foi encontrado em todas as 47 amostras.
Pesquisas em animais têm associado a exposição a microplásticos e nanoplásticos a infertilidade, inflamações e câncer, mas os resultados para a saúde de pessoas ainda são pouco conhecidos.

Post Bottom Ad

Anuncie Aqui

Páginas