A greve dos caminhoneiros tem atingido todo o Brasil e com isso fica a pergunta: "O cristão pode participar de greves e manifestações?". Saiba o que a Bíblia diz sobre o papel do cristão diante da sociedade e o que fazer diante da greve dos caminhoneiros.
Nos últimos dias, o Brasil tem passado por instabilidade por causa da greve dos caminhoneiros. As opiniões das pessoas se dividem entre aqueles que apoiam o movimento e os que criticam.
Não existe nenhum versículo da Bíblia que diga claramente se o cristão deve se unir ou não a essas manifestações. No entanto, quando examinamos as Escrituras, vemos que ela orienta o povo de Deus a se envolver sim, na busca pela justiça e do que é certo. Veja o que está escrito:
“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados” (Provérbios 31:8,9).
Devemos entender que o cristão, apesar de ser um cidadão do céu, ainda habita nessa terra e deve ir atrás dos seus direitos como qualquer pessoa. Por isso ele pode se envolver em manifestações pacíficas que busquem promover a justiça e acabar com a opressão, seja no caso de leis abusivas ou quando o governo faz algo para prejudicar a população.
Porém, o cristão ainda conta com um recurso a mais. Ele pode recorrer ao Governador de toda a terra, que é Deus, e pedir que intervenha em favor da nação. Veja o que o próprio Senhor mandou seu povo fazer, quando estavam sendo escravizados na Babilônia:
“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela” (Jeremias 29:7).
Em momento algum Deus ensina seus filhos a reclamarem do país em que vivem ou de seus governantes. Em vez disso, Ele nos ensina a orar pela nação e pelas pessoas que o governam. (Leia 1 Timóteo 2:1-3)
Então faça isso agora. Eleve seus pensamentos ao Senhor e interceda pelo Brasil. Peça a Deus para que tenha misericórdia de nós e dê sabedoria aos governantes. Peça também para que o Senhor liberte o nosso povo da cegueira espiritual e da idolatria. Eu não sei se você sabe, mas a idolatria vai muito além de fotos ou imagens de esculturas. Ídolo é tudo aquilo em que o ser humano coloca a esperança de sua vida, e Jesus falou que um dos ídolos mais poderosos que existem é o dinheiro (Mateus 6:24). Por isso, peça a Deus que livre o brasileiro da ganância e do amor ao dinheiro, pois essa é a raiz de todos os males.
Eu acredito que a oração é a forma mais poderosa de o cristão protestar, e devemos recorrer a ela com mais frequência.
