Nova unidade integra estrutura do Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula
Foi inaugurado nesta terça-feira (26) uma nova estrutura hospitalar em Salvador para realizar procedimentos cirúrgicos mais simples. O Hospital Dia no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) tem capacidade para 620 cirurgias por mês e funcionamento atrelado ao ambulatório e ao serviço de urgência do Roberto Santos. A permanência máxima dos pacientes na nova unidade é de 12 horas.
Esta é a segunda unidade do tipo na Bahia. A primeira fica no Hospital da Mulher, também na capital, onde são feitas intervenções ginecológicas. No Roberto Santos, foi instalado um hospital dia destinado à cirurgia geral, que vai trazer procedimentos de hérnia, oftalmologia, otorrinolaringologia, varizes, dentre outros.
![]() |
Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia/Divulgação |
A inauguração da estrutura foi realizada na manhã desta terça-feira (26), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). O investimento da foi de R$ 2,38 milhões.
Com três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica, o novo espaço faz parte da reforma do Roberto Santos. Uma série de obras, com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, no Hospital Geral Roberto Santos terá início imediato após assinatura de ordens de serviço, também nesta terça-feira (26). Os documentos indicam a implantação de uma unidade de terapia intensiva (UTI) Cardio, a ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva e a reforma das áreas de centro cirúrgico, setor de diálise, enfermaria de nefrologia e vascular, bem como a subestação.
O Hospital Geral Roberto Santos conta, atualmente, com 600 leitos. Com as novas reformas e ampliações que serão realizadas a estimativa que a quantidade de leitos passe para 700.
De acordo com o governador Rui Costa, que esteve presente no ato de entrega nesta terça, o Hospital Dia vai aumentar a produtividade e o número de cirurgias realizadas no estado. “A maioria dos casos que poderiam ser realizados no padrão do hospital dia, era feita dentro do fluxo normal do Roberto Santos, competindo com as cirurgias mais complexas e ocupando leitos. A implantação do novo serviço vai ajudar a liberar o andamento dos casos que demandam mais tempo do paciente no hospital, além de garantir rapidez nos casos mais simples”, destacou o governador.