Conheça a verdadeira origem do nome da cidade de Conceição do Jacuípe e seu significado

História de Conceição do Jacuípe
Deste acontecimento, surgiu o segundo nome do local - "Feira de Berimbau". Em 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei 628, que transformou o povoado de Berimbau em Vila de Conceição do Jacuípe, subordinada ao município de Santo Amaro.



Conceição do Jacuípe está localizado na porção norte do Recôncavo Baiano e é um município da Região Metropolitana de Feira de Santana, no estado da Bahia, no Brasil. É conhecido popularmente como Berimbau. Foi desmembrado do município de Santo Amaro.

 Sua população é de 33 876 habitantes segundo estimativa de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo o quarto mais populoso da região metropolitana. O município é famoso pelas suas festas juninas.

O topônimo originou-se da adoção da santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e da nascente do Rio Jacuípe. "Jacuípe" é originário do tupi antigo îaku'ype, que significa "no rio dos jacus" (îaku, jacu, 'y, rio, pe, em).

História

Por volta do ano 1000, a região foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, que expulsaram os habitantes originais tapuias para o interior do continente. No século XVI, a região era habitada pela tribo tupi dos tupinambás.


O povoamento de origem europeia de seu território teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da cana-de-açúcar. Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuípe.




 Conceição do Jacuípe é "batizada" como Berimbau devido à feirinha surgida em 1914, que servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau, surgindo, entre eles, um que fez uma trova cujo final falava da "Feira de Berimbau". Deste acontecimento, surgiu o segundo nome do local - "Feira de Berimbau".


Em 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei 628, que transformou o povoado de Berimbau em Vila de Conceição do Jacuípe, subordinada ao município de Santo Amaro. Em 20 de outubro de 1961, o então governador Juracy Montenegro Magalhães assinou a Lei 2456 que criou o município de Conceição do Jacuípe, desmembrado do município de Santo Amaro.


Cultura

A cultura da cidade está basicamente ligada ao berimbau e ao samba de roda, com o grupo "Raízes da Pindoba".




Aniversário20 de outubro
Fundação20 de outubro de 1961 (56 anos)
Gentílicoconjacuipense
Prefeito(a)Normélia Maria Rocha Correia (PRB)
(2017 – 2020)

Por Bereu News

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem