Está chegando o verão… sol, piscina, mar… e por mais que você cuide, não tem jeito: os cabelos ressecam mesmo. Preparei algumas sugestões para melhorar os cabelos secos, espero que gostem.
cabelo pode ficar seco devido à pouca produção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Mas, na maior parte dos casos, os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios, tornando-os quebradiços, opacos e sem vida. Os cabelos secos são difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e, algumas vezes, elétricos.
A coloração, descoloração e alisamentos roubam a hidratação natural dos cabelos. O uso do secador, babyliss ou ferros para enrolar, exposição ao sol e vento salino das praias são alguns dos fatores que contribuem ainda mais para o problema.
O ressecamento dos fios também pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.
Dicas para Melhorar o Ressecamento
Lavagem: A temperatura da água deve ser morna ou fria no caso de cabelos secos. Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando a raiz oleosa.
Shampoo: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva) fica mais alcalino que o normal. Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição (fatores que deixam o fio ainda mais ressecado). O ideal é usar shampoos que tenham o pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5), ou então um shampoo neutro.
Hidratações: Além de fazer hidratação semanal em casa, é preciso pelo menos uma vez ao mês fazer hidratação e cauterização com um profissional. A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.
Leave-in: O cabelo sofre os efeitos da exposição pelos raios ultravioletas. Se for ficar exposta ao sol, use leave-in com proteção solar. Existem cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado. Usar leave-in também ajuda prevenir o ressecamento. Escolha um produto de acordo com a sua necessidade e seu tipo de cabelo.
Reparador de pontas: Produtos para cabelo à base de silicone (como reparadores de pontas) contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico. Evite aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha. Apesar do brilho que você nota após a prancha, seu cabelo foi “frito”. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho. Os reparadores podem ser substituídos por óleos, como o de argan, macadâmia e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha.
Ampolas: Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação-relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo.
Hidratação com Óleos Vegetais
A hidratação é essencial para evitar cabelos secos. Para dar uma ajudinha na sua hidratação, acrescente umas gotinhas de óleo vegetal na sua máscara capilar e irá notar a diferença. Os óleos ajudam a deixar os cabelos mais macios e sedosos. Os principais óleos para tratar o fios são:
1. Óleo de coco
O óleo de coco é considerado um dos melhores óleos para passar no cabelos. Composto por mais de 90% de gorduras saturadas, vitamina E e K, além de minerais essenciais para o cabelo, como o ferro, ele ajuda a hidratar e nutrir os fios como nenhum outro, auxiliando no seu crescimento e deixando-o bonito e brilhoso.
2. Óleo de Argan
O óleo de argan é um produto que possui propriedades antioxidantes e nutricionais eficazes para tratar o cabelo. Rico em vitamina E, além de Ômegas 6 e 9, o óleo de Argan é ideal não só para manter a hidratação e nutrição do fios, como também auxiliar na cicatrização e irritação no couro cabeludo.
3. Óleo de Abacate
O óleo de abacate também é considerado um poderoso antioxidante para os cabelos, ajudando no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento dos fios e queda. Rico em vitaminas A e E, o produto pode ser ideal para melhorar a hidratação e nutrição das madeixas, evitando a perda de água dos fios, tornando-as mais macias e brilhosas.
4. Óleo de Jojoba
O óleo de jojoba é um óleo rico em proteínas, minerais e antioxidantes. Por isso, ele tem um ótimo poder umectante, emoliente e restaurador, podendo ajudar na nutrição, maciez, brilho e a dar vida aos fios. Ele também é excelente no caso de quem sofre com problemas no couro cabeludo, como oleosidade excessiva, caspa ou descamação.Há vários produtos específicos para cabelos secos de excelente qualidade no mercado. Procure fazer um diagnóstico e somente utilizar shampoos e cosméticos específicos para seu tipo de pele ou cabelo. Mesmo assim, você tem de experimentar para ver se seu cabelo se adapta bem. Esteja apenas atenta à marca: procure sempre uma marca conhecida e procure produtos que contenham: macadâmia, tutano de boi, queratina, jaborandi, extrato de algodão, semi di lino, germem de trigo, ceramidas ou vitamina A. Esses componentes hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo.
Tags
Beleza & Saúde