Neste primeiro dia de exame, os alunos terão cinco horas e meia para enfrentar 45 questões objetivas (testes) de Ciências Humanas e suas Tecnologias, outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a redação. A prova começa trinta minutos após o fechamento dos portões, às 13h30.
Leia mais sobre o Enem 2018:
- Para cursinhos, fake news podem ser tema da redação; veja estratégias
- Confira dicas de quem já conquistou nota mil na redação no Enem
- Saiba o que costuma ser mais cobrado nas provas de Linguagens e Humanas
O UOL , em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online dos dois dias de exame e divulgará o gabarito extraoficial das provas. A divulgação dos gabaritos oficiais acontecerá no dia 14 de novembro, e os resultados serão publicados no dia 17 de janeiro de 2019.
Horário de verão
Os estudantes que farão a prova nos estados do Brasil que possuem horário de verão devem redobrar a atenção quanto ao horário atualizado. São eles o Distrito Federal e os Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santos, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).O Enem é aplicado em quatro fusos horários distintos. Portanto, mesmo se o seu estado não tiver horário de verão, fique atento à mudança deste final de semana para não ser pego de surpresa, já que os horários oficiais são os de Brasília.
Confira na imagem abaixo o horário de abertura no seu estado:
O que você precisa levar
- Documento original com foto e dentro da validade (não vale carteirinha de estudante ou certidão de nascimento). Atenção: se você perder ou tiver o documento roubado, poderá fazer a prova, mas vai terá de levar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias;
- Caneta preta de tubo transparente. Atenção: não é permitido preencher o cartão de respostas com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.
O que você pode levar se quiser
- Cartão de confirmação de inscrição impresso . O documento tem a data e local da prova e está disponível na página do participante, no site do Enem;
- Comidas e bebidas . Mas é importante que o aluno tenha bom senso na hora de escolher as opções. Recomenda-se levar água e alimentos leves, como fruta ou sanduíche (em pote transparente), além de alimentos industrializados lacrados. Não exagere no consumo.
O que você não pode levar
- material impresso (livros, apostilas);
- borracha;
- caneta de material não transparente;
- corretivo;
- dispositivos eletrônicos (celulares, bips, tablets, entre outros);
- fones de ouvido ou qualquer transmissor;
- gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens;
- óculos escuros;
- relógio;
- chapéus, gorros e bonés.
Veja se está tudo em ordem com a prova
O Inep imprimiu mais de 11,5 milhões de provas para os dois dias de exame. São 12 cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras, para garantir acessibilidade.Assim que o fiscal autorizar o início da prova, às 13h30, confira se seus dados no cartão-resposta ou folha de redação estão corretos e se certifique de que não falta nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões. Se algo estiver errado ou incompleto, comunique ao profissional responsável pela aplicação da prova.
Tags
Enem