Especialistas respondem às principais dúvidas.
A candidíase vaginal é um tipo de infecção causada pelo fungo cândida que provoca coceira, dor e vermelhidão na região genital, além de corrimento vaginal branco e espesso, e dor durante as relações sexuais. Especialistas respondem às principais perguntas feitas pelas pessoas
Veja o que os especialistas recomendam para tratar candidíase e acabar com os sintomas de candidíase:
1. O que fazer para curar a candidíase?
Para tratar episódios agudos de candidíase, devem ser usados antifúngicos via oral ou via vaginal. A cândida é uma espécie de fungo que pode causar infecções principalmente no sistema genital e digestivo, e a candidíase é considerada recorrente quando observamos ao menos três episódios em um período de um ano.
2. O medicamento fluconazol é usado para tratar candidíase? Precisa de receita para comprar o remédio?
O medicamento fluconazol é utilizado para tratar todos os tipos de candidíase (oral, garganta, de vulva e vagina), e é necessário ter receita médica para comprar o remédio. Consulte o seu ginecologista.
3. O medicamento cetoconazol é usado para tratar candidíase?
Sim, o medicamento cenotonazol é utilizado para tratar todos os tipos de sintomas de candidíase candidíase (oral, garganta, de vulva e vagina).
4. A candidíase em mulheres grávidas é mais incômoda? Como é o tratamento?
Na gestação ocorrem mudanças no genital, que apresenta maior vascularização local, aumento na produção de lactobacilos e mudança do PH da vagina que fica mais ácida e isso pode favorecer a proliferação de fungos e a ocorrência de candidíase. O tratamento de gestantes com candidíase normalmente deve ser realizado apenas com remédios de uso tópico, e não com antifúngicos orais. Justamente por isso os sintomas podem ser mais incômodos, uma vez que o fungo pode se tornar resistente ao tratamento tópico.
5. Como curar a candidíase de repetição?
A candidíase recorrente é muito difícil de tratar e requer confiança e cumplicidade entre médico e paciente. A primeira forma de tentar controlar as crises é identificar fatores de predisposição e mudar os hábitos de vida como alimentação, sedentarismo, cuidados higiênicos e vestimentas.
Trocar o anticoncepcional pode ser outro fator necessário para controle dos quadros e no caso de má resposta as medicações mais utilizadas como antifúngicos orais e cremes vaginais, pode-se recorrer a terapias alternativas como ácido bórico e violeta genciana, que devem ser indicados de acordo com a experiência do especialista. Quanto as vacinas, ainda não há evidências científicas que suportem o seu uso de rotina.
6. Tratamentos caseiros: o que funciona e o que não funciona?
Bicarbonato de sódio pode ser usado para tratar candidíase vaginal?
O bicarbonato de sódio pode ajudar no tratamento caseiro da candidíase vaginal. Faça um banho de assento com 1 colher de sopa de bicarbonato em um litro de água morna.
Chá de Camomila pode ser usado para tratar candidíase vaginal?
O banho de assento com chá de camomila bem forte e morno pode ajudar no controle dos sintomas.
Iogurte pode ser usado para tratar candidíase vaginal?
Não existe comprovação científica de melhora dos sintomas da candidíase com o tratamento feito à base de iogurtes.
Alho pode ser usado para tratar candidíase vaginal?
O fungo que causa a candidíase vulvo-vaginal tem predileção por um meio com acidez. Assim, um tratamento caseiro para candidíase à base de alho na verdade pioraria os sintomas.
Tags
Saúde