BEREU NEWS

Ano bissexto: O que acontece com quem nasce no dia 29 de fevereiro?

Resultado de imagem para 29 de fevereiro bom dia

Já imaginou fazer aniversário de quatro em quatro anos? Pois essa é a realidade das pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro. De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a chance de nascer nessa data é de uma em 1461.

Nos cartórios, a regra é registrar as crianças nascidas neste dia mesmo. Na teoria, o recém-nascido só sopraria as velhinhas a cada quatro anos, mas de verdade, os nascidos "bissextos" comemoram a data um dia antes, no caso 28 de fevereiro.


Isso acontece por causa do ano bissexto que foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o nosso calendário ao tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Como uma translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 36 segundos, esse tempo que “sobra” é arredondado para seis horas e, após quatro anos, somam-se 24 horas, ou seja, o dia 29 de fevereiro.

No Brasil, em 2016, último ano bissexto, foram registrados 12.522 nascimentos, quase o dobro do número de 2012, quando 6.621 pessoas nasceram no mesmo dia e mês. O estado que registrou maior número de nascidos nessa data no ano de 2016 foi São Paulo, com 3609, seguido de Minas Gerais, 1.680, e Rio de Janeiro, 1.005. Em último lugar do ranking aparece Roraima, com apenas um registro, segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS