
Um homem e um adolescente foram encaminhados por equipes da Polícia Militar até os postos da Polícia Civil após praticarem o crime de importunação sexual em circuitos oficiais do carnaval de Salvador. Os casos foram registrados na noite da sexta-feira (21/2).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o primeiro aconteceu dentro de um dos principais camarotes situados no circuito Dodô (Barra-Ondina). A vítima informou, em depoimento no posto da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), que o adolescente tentou beija-la de forma forçada enquanto ela aguardava o marido sair do banheiro.
Veja também: Corre ainda da tempo de contribuir e participar do Festival de Talentos em Conceição do Jacuípe
"Quando o acompanhante dela percebeu que o rapaz tentava agarrá-la, partiu para as agressões físicas. Os seguranças do camarote logo tentaram apartar a briga e acionaram os policiais", explicou a coordenadora das Delegacias Especializadas, delegada Claudenice Teixeira Cerqueira Mayo.
O segundo caso foi registrado no circuito Osmar (Campo Grande), nas proximidades no Relógio de São Pedro. O companheiro da vítima percebeu o assédio e o suspeito acabou agredindo os dois.
"A vítima nos explicou que a confusão começou quando o homem tentou assediá-la. Na mesma hora o companheiro da vítima tentou contê-lo, mas ele acabou agredindo os dois", contou. Ele foi encaminhado para o posto da Central de Flagrantes, localizado na Piedade.
O órgão ressalta que, durante a folia, equipes do Batalhão de Choque (Bchoq) e da Operação Ronda Maria da Penha (ORPM) da Polícia Militar estarão em patrulha, fortalecendo o combate à violência contra a mulher, bem como equipes da Polícia Civil, com a distribuição de panfletos e a campanha do 'Eu respeito o seu não'.
A Lei de Importunação Sexual (13.718/18) criminaliza qualquer assédio sexual praticado por qualquer pessoa do mesmo gênero ou não.
Tags
Bahia