BEREU NEWS

Eleições municipais devem ser adiadas, mas podem acontecer ainda em 2020


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve adiar as eleições municipais, que aconteceriam em outubro por conta da pandemia do novo coronavírus. Em uma reunião virtual, deputados, senadores e especialistas na área da saúde debateram a questão e foram unânimes em afirmar que o  primeiro turno deve acontecer em 15 de novembro, enquanto o segundo acontecerá no dia 20 de dezembro. O Congresso Nacional precisa aprovar a mudança.
A discussão, na terça-feira (16/6), contou com a participação do vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e de renomados médicos e cientistas como David Uip; Clóvis Arns da Cunha; Esper Kallás; Ana Ribeiro; Roberto Kraenkel; Paulo Lotufo; Gonzalo Vecina; e Atila Iamarino. 
Maia defendeu que o Congresso comece a analisa, em no máximo duas semanas a proposta de que o primeiro turno seja transferido. Ele também disse considerar positiva uma proposta de aumentar o tempo diário de propaganda eleitoral na TV, a fim de evitar aglomerações nas campanhas de rua.
Já o ministro Edson Fachin entendeu que práticas democráticas são imprescindíveis, especialmente nas crises e emergências. Para ele, manter a condição de normalidade possível às eleições periódicas faz bem para a saúde da democracia. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS