BEREU NEWS

Propaganda política no Facebook terá rótulo e poderá ser ocultada



As propagandas políticas e eleitorais serão identificadas com um selo no Facebook e no Instagram e poderão ser ocultadas pelos usuários a partir desta semana. Em meio a denúncias e investigações sobre o uso das duas redes sociais para disseminar desinformação no Brasil, com influência nas eleições de 2018, o Facebook afirmou que quem quiser fazer um anúncio relacionado a política ou a eleições na plataforma terá de confirmar sua identidade e se tem residência no país, fornecendo o número do CPF ou do CNPJ.

De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pelo Facebook – empresa também responsável pelo Instagram – haverá mais “controle e transparência” para anúncios sobre política no Brasil. Os usuários poderão escolher se querem ou não ver propaganda política e eleitoral nas duas redes, e as propagandas relacionadas a esses dois assuntos terão de ter ser identificadas com os selos “pago por” ou “propaganda eleitoral”.

O Facebook afirmou ainda que armazenará por sete anos as propagandas política e eleitorais, permitindo a consulta futura sobre dados do anúncio, como uma estimativa de pessoas alcançadas e valor gasto, e dados demográficos, incluindo idade, gênero e localização das pessoas que visualizaram a propaganda.

No início do mês, o Facebook empresa derrubou dezenas de páginas nas redes sociais ligadas ao presidente Jair Bolsonaro e a políticos do PSL. Segundo a plataforma, os perfis eram administrados por assessores pagos com dinheiro público acusados de manipular o debate público na internet, disseminando “fake news”, desinformação e ataques a adversários de Bolsonaro. O esquema escondia a verdadeira identidade dos criadores. As contas tinham cerca de 2 milhões de seguidores no Facebook e no Instagram.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS