BEREU NEWS

SURPREENDEU: Vereadora Mônica de Charles renúncia candidatura à reeleição


Informações Joab Vitorino / Portal Bereu News

Por meio de entrevista ao Portal Bereu News e divulgação nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (12/10), a Vereadora Mônica de Charles renunciou sua candidatura à reeleição no município de Conceição do Jacuípe.

Em primeira opinião, a parlamentar ressaltou não obter pretensão para reeleição, mas em processo de formação de partidos e chapas a mesma foi convidada para participar do Partido Progressistas.

Desde então, anunciada em convenção, redes sociais e demais processos, Mônica enfatizou as situações difíceis que enfrentou ao longo das articulações, se posicionando contra ideologias e favoritismo dentro do próprio partido.

Na sessão desta quarta-feira (07/10), a edil decidiu expor sua indignação referente a tomadas de decisões, dentre elas de caminhar independente e sem apoiar a chapa majoritária do partido.

Ainda segundo ela, a intenção nunca foi prejudicar o grupo; e de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o partido pode indicar um membro filiado até o dia 26 de outubro para substituição.

Entretanto no feriado desta segunda-feira (12), Mônica renunciou sua candidatura à reeleição e afirma seguir com transparência e honestidade durante todo o atual mandato.

"Espero que a população Conjacuipense avalie suas decisões, e observem com carinho o que o município precisa e o que estão oferecendo. Sigo livre e tranquila, pois acredito que fiz o que é correto e dessa maneira honro meu compromisso com meu povo. Não nego, nem negarei que esta foi minha melhor decisão pois agora me sinto em paz e feliz, aos que acreditaram e confiaram no meu potencial meus sinceros agradecimentos, mas as vezes é necessário tomar decisões difíceis para não sofrer com ações futuras", explica.
 
Ver essa foto no Instagram

Primeiramente, gostaria de me dirigir ao povo de Conceição do Jacuipe, minha tão amada “Berimbau” , para agradecer a todos, principalmente aos que me confiaram o seu voto nas urnas, para a função de vereadora nas eleições de 2016. Me sinto honrada de ser atualmente a vereadora mais nova do Estado da Bahia, sei que sou inspiração para que muitos jovens ingressem na carreira política. No entanto , devido algumas divergências políticas do grupo na qual fazia parte, venho através dessa publicação comunicar aos Conjacuipenses que não serei candidata a Reeleição. Foi uma decisão tomada em conjunto com minha família, muito difícil, por sinal, mas quando entramos na política devemos ter coragem para tomar determinadas atitudes. Sigo com afinco realizando minhas atividades como legisladora até o dia 31 de dezembro de 2020, afinal, meu compromisso com o povo de nossa cidade tem que ser firmado com honestidade e transparência até o fim. Espero a compreensão de todos , e que sigamos firmes lutando por uma Conceição do Jacuipe melhor para todos. Deus nos abençoe hoje e sempre!

Uma publicação compartilhada por Mônica Brito 🧿📿✨💓 (@monicadicharles) em


Substituição de candidatos

O partido ou a coligação pode substituir qualquer candidato que tiver o registro indeferido (inclusive por inelegibilidade), cancelado, cassado, ou ainda que renunciar ou falecer, após o fim do prazo para registro de candidatos.

De acordo com a Resolução 23.609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tanto nas eleições majoritárias quanto nas proporcionais, a substituição somente deve ser efetivada se o novo pedido for apresentado até 20 (vinte) dias antes do pleito, exceto no caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esse prazo, observado em qualquer hipótese o previsto no § 1º deste artigo (Lei nº 9.504/1997, art. 13, § 3º).  Ainda de acordo com o documento do TSE, o prazo de substituição para o candidato que renunciar é contado a partir da homologação da renúncia.  

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS