Maioria dos brasileiros isenta Bolsonaro de culpa por mortes na pandemia, segundo Datafolha

Grande parte dos brasileiros dizem que as mais de 181 mil mortes registradas no Brasil pela Covid-19 não são culpa do presidente da República, Jair Bolsonaro. Pelo menos é o que garante pesquisa Datafolha divulgada neste último domingo (13/12) pelo jornal "Folha de S.Paulo". 

Para 52% dos brasileiros entrevistados, Bolsonaro não tem nenhuma culpa pelo total de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Outros 38% disseram crer que o presidente é um dos culpados, mas não o principal, e 8% afirmaram que ele é o principal culpado pelas mortes. 

Em diversas ocasiões o presidente da República menosprezou a gravidade da pandemia da Covid-19, que já matou mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo.

A declaração mais famosa foi de que a doença seria apenas uma “gripezinha”. Mais recentemente, chegou a dizer que o Brasil deveria “deixar de ser um país de maricas” e, apesar da nova alta de número de casos, disse que “estamos vivendo um finalzinho de pandemia”.

Embora a maioria da população isente Bolsonaro da responsabilidade pelas mortes, isso não quer dizer que o desempenho do chefe do Executivo é bem avaliado pela população brasileira.

Dos entrevistados, 42% avaliam como ruim ou péssima a atuação de Bolsonaro em relação à pandemia. Já 27% veem as ações do presidente como regulares, e 30% avaliam como ótimas ou boas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.