BEREU NEWS

Mauricio de Sousa exige que paródia de Cebolinha drogado seja apagada e criador lamenta

 “É um sentimento que deve ser parecido com ser censurado”


A Mauricio de Sousa Produções (MSP) exigiu que o cartunista Daniel Paiva retirasse do ar o conteúdo relacionado ao seu personagem Boldinho, um usuário de maconha inspirado em Cebolinha, da ‘Turma da Mônica’. Após o ocorrido, o quadrinista lamentou: “É um sentimento que deve ser parecido com ser censurado”.

Foi exigido pela MSP ao cartunista Daniel Paiva que ele retirasse do ar o conteúdo relacionado ao seu personagem Boldinho, um usuário de maconha inspirado em Cebolinha, da ‘Turma da Mônica’. Após o ocorrido, o quadrinista lamentou: “É um sentimento que deve ser parecido com ser censurado”.

A MSP solicitou a Paiva e ao site maryjuana.com.br que parassem de publicar tirinhas do personagem criado pelo cartunista em 2004 e veiculado em revistas independentes de quadrinhos como a ‘Tarja Preta’. O pedido foi feito via notificação extrajudicial.

Daniel Paiva explicou que se sentiu “não podendo usar um meio de expressão por força maior”. “Não fui censurado porque eu mesmo fui lá e tirei os meus desenhos do ar.”

“O Boldinho é uma paródia, e ela é prevista na lei”, diz Paiva. “Alegam que [o personagem] não é uma paródia por trazer descrédito à obra original, o que é bastante subjetivo”, segue ele. “Sempre considerei o Boldinho uma homenagem”.

A Mauricio de Sousa Produções afirma que as suas exigências foram prontamente acatadas pelos notificados. “Os personagens da MSP jamais poderão estar associados a qualquer ilícito que seja, até porque conversam com públicos de todas as idades”, diz a empresa em nota.

“O personagem Boldinho gerou descrédito à obra originária [Cebolinha], fato não permitido pela legislação. Procurou-se pela notificação resolver esta questão de forma amigável, o que de fato ocorreu. A MSP sente-se satisfeita com as providências até aqui adotadas”, conclui o texto. 

Fãs do personagem criado por Paiva criaram uma página no Instagram batizada #Freeboldinho, que reúne desenhos de Boldinho feitos por diferentes cartunistas.

Assista ao vídeo em que o cartunista lamenta a situação:

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS