O Reino Unido começou nesta terça-feira (8/12) a efetuar a sua campanha de vacinação contra a Covid-19.Uma britânica de 90 anos, identificada como Margaret Keenan, foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer r e BioNTec contra o vírus depois da fase de ensaio clínico.
Veja também: AÇÃO SOLIDÁRIA: Movimento Berimbau Social promoverá ceia de natal para comunidade em Conceição do Jacuípe
O país europeu é o primeiro a iniciar campanha de vacinação com a vacina desenvolvida pela parceria das duas empresas. Keenan recebeu a injeção em um hospital em Coventry, no centro da Inglaterra, uma semana antes de completar 91 anos.
"Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano", disse Margaret.
Maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso terão prioridade na primeira fase da vacinação. A imunização dos britânicos com mais de 50 anos e adultos com alguma doença pré-existente, só deve acontecer em 2021.
a rainha Elizabeth II, 94 anos, e o príncipe Phillip, de 99 anos, não vão furar fila, mas estão no grupo prioritário. No total, 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech foram adquiridas pelo Reino Unido. Como cada pessoa precisa de duas doses, a segunda depois de 21 dias da inicial, 20 milhões de pessoas serão imunizadas.
Quem for imunizado vai ganhar um cartão comprovando que recebeu as doses.