
De acordo com relatos, os funcionários que atuam nas UTIs, que não são exclusivas para atendimento de infectados com coronavírus, recebem pacientes com outras enfermidades e que, em algumas situações, podem estar com suspeita de Covid-19 ou ser detectado posteriormente. No entanto, apesar do possível contato, esses profissionais não estão sendo imunizados.
Além disso, segundo as denúncias, as vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas em funcionários que não trabalham diretamente com pacientes que testaram positivo, como os seguranças de estacionamento.
Procurada, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ressaltou que o protocolo do Ministério da Saúde, que incluem médicos, enfermeiros e profissionais da limpeza que “higienizam os ambientes contaminados, dentre outras áreas e atividades que tornam possível esse cuidado integral”, disse em nota.
Leia a nota na íntegra:
Conforme pode ser lido no Informe técnico do Ministério da Saúde, há uma recomendação que vacina seja aplicada em profissionais que atuam no atendimento a pacientes com suspeita e diagnóstico do coronavírus (Covid-19).
Isso significa que unidades dedicadas 100% a pacientes com este perfil, terão prioridade, a exemplo do Hospital Espanhol. O cuidado integral do paciente não é feito apenas por médicos e enfermeiros, mas por profissionais da limpeza que higienizam os ambientes contaminados, dentre outras áreas e atividades que tornam possível esse cuidado integral.
Emergências, UPAs, Gripários e Unidades Básicas de Saude são estruturas que tem contato com o paciente suspeito e são a porta de entrada para o paciente que posteriormente será regulado para uma unidade exclusiva Covid-19.
Neste cenário, o HGE e quaisquer outras unidades com emergência terão seus profissionais imunizados em virtude do risco aumentado de receberem pacientes com suspeita de Covid-19, mesmo que não seja a causa principal da internação. Por isso a vacinação ocorre, inicialmente, somente nas emergências. É mesmo nessas áreas há profissionais que possibilitam o cuidado integral aos pacientes, com destaque para os médicos, enfermeiros e técnicos.
0 Comentários