BEREU NEWS

Jovens negros e indígenas são público-alvo de laboratório gratuito para curtas-metragens; inscrições abertas


Entre os dias 1º de março e 10 de abril, 12 jovens autodeclarados negros e indígenas poderão vivenciar um mergulho no campo da realização de curtas-metragens de ficção. Trata-se do "Gran Lab - Laboratório de Audiovisual", que prevê em oficinas de Narrativa, Produção e Captação de Recursos, além de masterclasses abertas ao público.

Pessoas moradoras de Salvador ou que residam em cidades do interior da Bahia, entre 18 e 30 anos, podem se inscrever gratuitamente entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, pela internet (clique aqui). A iniciativa é uma realização do coletivo Gran Maître Filmes, coletivo e produtora audiovisual que desde 2018 cria produtos audiovisuais e promove atividades formativas. 

Os encontros serão online e ministrados por profissionais de reconhecida trajetória no audiovisual baiano: a oficina de Narrativa será conduzida pelo roteirista e professor Gildon Oliveira; na fase de Produção, a diretora e coordenadora de produção Dayane Sena estará no comando; já o cineasta, produtor executivo e roteirista Ailton Pinheiro será o responsável pela etapa de Captação de Recursos.

Cada módulo possui carga horária total de 10h, divididas em seis aulas, entre gravadas (YouTube) e ao vivo (Zoom). Por isso, é necessário acesso à internet. Ao final, os 12 jovens participarão de um pitching pedagógico, com profissionais convidados para as masterclasses. Haverá certificação para os participantes do laboratório. 

MASTERCLASSES

O público poderá acompanhar três masterclasses gratuitas, com profissionais negros e indígenas do audiovisual, em papos online com os membros da Gran Maître Filmes. Elas serão realizadas no canal do coletivo de cinema no YouTube na semana de início de cada módulo, guiados a partir de três temas: em 1º de março, “Narrativa para curta-metragem de ficção”; já no dia em 15 de março, “Etapas da produção para um curta-metragem de ficção”; e, por fim, em 29 de março, “Captação de recursos e inscrição em festivais de cinema para um curta-metragem de ficção”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

GRAN LAB: ÁREAS DE FORMAÇÃO

Narrativa, com Gildon Oliveira - Essa será uma imersão em conceitos básicos para a formação técnica da roteirização de narrativas de ficção. De caráter teórico-prático, a ideia é discutir aspectos da elaboração de roteiro para obras audiovisuais no mercado atual. As aulas dão conta de abordagens teóricas e experimentações na prática dos exercícios de escrita dramática, com discussões de textos, vídeos ilustrativos e exercícios coletivos e individuais. 

Produção, com Dayane Sena - O módulo abordará aspectos relevantes na transição do roteiro para a realização da obra, que demanda compreensões certeiras. Durante as aulas, a ministrante orientará a construção das etapas de um projeto de produção, a partir de um roteiro pronto. Os participantes definirão estratégias necessárias para tirar um filme do papel com orçamento e cronograma previstos. 

Captação de Recursos, com Ailton Pinheiro - Visando a capacitação dos jovens no trabalho de produção executiva na gestão de um projeto audiovisual, o condutor da oficina tocará em temas como gerenciamento de recursos e administração de orçamento; leis de incentivo; formatação de projetos para captação de patrocínios; estrutura do mercado audiovisual; e circuitos de distribuição e exibição. Os assuntos virão à tona em aulas expositivas e exercícios de criação. 

GRAN MAÎTRE FILMES

Criada em 2018, em Salvador (BA), a Grain Maître Filmes traz na lista de realizações o Cineclube Cultura, produzido em parceria com a Livraria Cultura, promovendo uma série de sessões mensais, seguidas de debate sobre os filmes exibidos e cinema; além da produção de curtas-metragens, exibidos em festivais nacionais e internacionais: “O Vizinho de Frau Kutner” (2018), “Ele Foge” (2018), “A Sete Tragos do Chão” (2019), “O Último Grão de Areia” (2020) e “Quando o Lastro Derruba a Flor” (2021).  O coletivo e produtora audiovisual Gran Maître visa difundir projetos sociais em Salvador e em toda Bahia, expandindo sua atuação para outras territorialidades. 

SERVIÇO

"GranLab – Laboratório de Audiovisual" (online e gratuito)
Inscrições 
para jovens autodeclarados negros e indígenas entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, no link: http://bit.ly/GranLab
Masterclasses gratuitas no YouTube: Gran Maître Filmes
Mais informações no Instagram da @granmaitrefilmes
 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS