BEREU NEWS

Recorde de abstenção: mais de 3 milhões de candidatos faltam ao segundo domingo do Enem

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ocorrido no domingo (24/1), registrou um novo recorde de abstenção ao contabilizar a ausência de 3 milhões de candidatos inscritos. O número representa uma fatia de 55,3% do total de inscrito e é superior ao registrado na semana passada.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados não levam em conta dados do estado do Amazonas e de dois municípios de Rondônia, Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Este é o maior índice de toda a história do Enem cujo recorde anterior havia sido registrado em 2009.

"Gosto de olhar o copo meio cheio: 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer a Enem em ambiente de pandemia, em ambiente de receio. Outros lugares do mundo não conseguiram fazer, e o Brasil, com todas as suas dificuldades logísticas e todas as suas desigualdades, você assegurar no meio da pandemia que 5 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões façam a prova, eu acho isso uma vitória", afirma o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

“O Enem é uma política social e o gasto com política social não é imediato, ele vem no futuro. Garantir que o jovem entre na universidade agora, garantir que o jovem tenha acesso à faculdade no primeiro semestre, significa que lá na frente nós vamos ter profissionais que vão dar retorno à sociedade”, conclui Lopes.

Segundo o Inep, foram deferidas mais de 13 mil solicitações para reaplicação do Enem por doenças infectocontagiosas, de um total de 18.210. O próximo domingo (31/1) acontecerá a aplicação do projeto piloto do Enem digital, com provas para 96 mil inscritos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS