BEREU NEWS

Bahia se prepara para receber mais 230 mil doses da Coronavac na próxima sexta-feira

A Bahia se prepara para receber a cota de aproximadamente 230 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantã. O Ministério da Saúde deve receber e liberar 3,2 milhões de doses da vacina Coronavac até a próxima quinta-feira (4/2), segundo anúncio, na manhã desta terça-feira (2/2), do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

"Boas notícias. Até esta quinta-feira o Butantan entregará ao MS 3,2 milhões de doses da Coronavac. Tudo indica que na sexta-feira já receberemos a nossa cota, cerca de 230 mil doses", escreveu o secretario no Twitter.

O governo da China liberou na segunda-feira (1/2) a exportação de mais 5,6 litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que deve chegar ao país até 10 de fevereiro, que auxiliarão na produção de novos imunizantes pelo instituto brasileiro.

Com um total de 11 mil litros de insumos, o Butantan terá condições de produzir 17,3 milhões de doses da CoronaVac, que começarão a ser entregues a partir do dia 25. Com isso, a expectativa é a liberação de 600 mil doses por dia.

Apesar disso, Vilas-Boas ainda acredita que a oferta de vacinas pelo Governo Federal é baixa e consequentemente provocará a demora da conclusão da campanha. "Mesmo assim, ainda é muito pouca vacina! Nesse ritmo levaremos ANOS para vacinar toda a população. Urge a ampliação da oferta pelo Governo Federal. Derrubar travas da Anvisa, fazer acordos comerciais com fabricantes, mesmo com aqueles ainda sem aprovação. Esse é o caminho", desabafou.

A vacinação escalonada contra a Covid-19 dos idosos residentes de Salvador será iniciada nesta terça-feira. Quatro pontos de imunização montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atenderão exclusivamente esse público: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos, além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro.



Idosos a partir de 95 anos receberão  a primeira dose nesta terça; na quarta-feira, para cidadãos com 94 anos; na quinta-feira (4): para idosos com 93 anos; na sexta-feira, para aqueles com 92 anos; no sábado (6/2), para pessoas com 91 anos; e no domingo (7/2), para os cidadãos com 90 anos.

Os idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, já poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 agendamentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

CADASTRO 

 Antes de comparecer aos locais de imunização, é necessário que o idoso ou responsável verifique se o nome conta na lista disponibilizada no site da SMS. Caso não esteja, a atualização cadastral pode ser feita pelo portal Recadastramento SUS.

Outra opção é fazer a atualização de forma presencial no 5º Centro de Saúde. Nesse último caso, o serviço pode ser feito pelo titular ou por algum responsável com a apresentação da carteira de identidade, CPF, RG e comprovante de residência. Caso o idoso esteja presente no ato do cadastramento já poderá receber a dose da vacina, de acordo com idade/data.

AÇÃO NAS ILHAS 

Na quarta-feira, equipes volantes realizarão a vacina de idosos residentes nas Ilhas de Bom Jesus e Paramana. Já na quinta-feira, será a vez dos idosos de Ilha de Maré a receber a primeira dose do imunizante. A SMS já realizou um mapeamento prévio das localidades onde esses indivíduos residem para contemplar integralmente os moradores das ilhas vinculadas a Salvador com a vacinação domiciliar.

IDOSOS COM COMORBIDADES

Os idosos que estejam neste momento apresentando qualquer doença aguda devem postergar o uso da vacina e consultar seu médico para serem liberados para imunização.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS