BEREU NEWS

Nasa extrai oxigênio respirável da atmosfera de Marte pela primeira vez


 A  Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) realizou um novo feito extraterrestre inédito em sua missão mais recente a Marte: converter o dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio puro e respirável. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (21/4).


Segundo o Estadão, um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro depois de uma viagem de sete meses, coletou o oxigênio rarefeito na atmosfera. Em sua primeira ativação, o instrumento do tamanho de uma torradeira batizado de Moxie (sigla para Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ, em inglês), produziu cerca de cinco gramas de oxigênio, o equivalente a cerca de 10 minutos de ar respirável para um astronauta, disse a Nasa.


Embora seja pouco, essa é a a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos. A diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, Trudy Kortes, disse em um comunicado que o moxie vai ajudar missões futuras a "viverem dos frutos da terra" de outro planeta.


O instrumento funciona por eletrólise, que usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana. Os outros 5% consistem principalmente de nitrogênio molecular e argônio — o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.


Oxigênio em abundância é um fator considerado crítico para uma eventual exploração humana do planeta vermelho — tanto como fonte de ar respirável para os astronautas quanto para ajudar no lançamento do foguete de volta para a Terra. De acordo com a Nasa, tirar quatro astronautas da superfície marciana consumiria cerca de 7 toneladas métricas de combustível de foguete, combinadas com 5 toneladas métricas de oxigênio.


Transportar uma máquina de conversão de oxigênio de uma tonelada para Marte é mais prático do que tentar transportar 25 toneladas de oxigênio em tanques da Terra. O Moxie foi projetado para gerar até 10 gramas por hora e os cientistas planejam operar a máquina pelo menos mais nove vezes nos próximos dois anos em diferentes condições e velocidades, disse a Nasa.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS