BEREU NEWS

Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro soma 23%, indica pesquisa Ipec


 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de voto, neste momento, como favorito para a próxima disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa do instituto Ipec, o petista tem mais que o dobro da taxa do presidente Jair Bolsonaro (23%). 

Atrás dos dois primeiros na corrida eleitoral estão Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e João Doria, do PSDB, com 5%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), que foi ministro da Saúde no início da pandemia, até ser demitido por Bolsonaro, tem 3%.


O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

De acordo com o estudo, Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado. No recorte geográfico, seu principal reduto ainda é o Nordeste, onde tem 63% das preferências, com vantagem de 48 pontos porcentuais sobre Bolsonaro. A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e Bolsonaro, 24%.


Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno. Como ainda faltam 16 meses para as eleições, e o quadro de candidatos não está definido, a pesquisa está longe de antecipar resultados. A leitura dos números, porém, deixa claro que Lula é o nome da oposição que mais se fortalece com o desgaste de Bolsonaro, cujo governo está cada vez mais mal avaliado.

Além de aparecer com taxa de intenção de votos superior à soma dos outros quatro potenciais candidatos testados na pesquisa, Lula teve ganho significativo em seu capital político nos últimos quatro meses.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS