BEREU NEWS

Salvador não irá receber Sputik V; primeiras doses irão para cidades de 50 mil habitantes ou menos

Créditos da foto: Carlos Magno/ RJ/ Fotos Públicas

 

A capital baiana e outras cidades importantes do estado, como Feira de Santana, Vitória da Conquistas, Ilhéus e Barreiras, não receberão as primeiras doses da vacina Sputnik V, recém liberada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o órgão orientou que as cidades menores receberem as doses, para que possam ser verificados riscos e efeitos do composto.


O tamanho de Salvador e outras cidades-polo tornaria o processo de acompanhamento de efeitos colaterais mais difícil. "Salvador é uma cidade de três milhões de habitantes. O ideal é que nós peguemos cidades de médio porte, com 50 mil habitantes ou menos", explicou o secretário, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia. 


"Existe uma norma geral que não se deve pulverizar a vacina aleatoriamente. Precisamos fornecer para a Anvisa dados de farmacovigilância sobre efeitos colaterais. A decisão é de concentrar, em cada estado, poucos municípios, para ter acompanhamento bem próximo e rápido", enfatizou.


Governadores do Nordeste, que fizeram a compra, e seus respectivos secretários de saúde, irão se reunir ainda nesta segunda-feira (7/6) com a Anvisa, às 17h, para definir os detalhes da distribuição. "Vamos receber um relatório epidemiológico, o martelo vai ser batido pelo governador", pontuou sobre quais municípios receberão as doses no primeiro momento.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS