BEREU NEWS

TRAGÉDIA: Pelo menos 29 mortos em acidente de avião da Força Aérea Filipina


 

Os destroços em chamas de um avião militar filipino que caiu em Jolo, na província de Sulu, em 4 de julho de 2021.

Manila (CNN)Pelo menos 29 pessoas morreram depois que um avião da Força Aérea das Filipinas caiu no sul das Filipinas no domingo, disseram as autoridades, enquanto as operações de resgate e recuperação continuam em meio ao pior desastre aéreo militar do país em décadas.


O avião militar C-130 transportava tropas de Cagayan de Oro, em Mindanao, para a província de Sulu, quando perdeu a pista da ilha de Jolo, informou a afiliada CNN Filipinas, citando o chefe das Forças Armadas Cirilito Sobejana.
O avião, que transportava mais de 90 militares e tripulantes, caiu na vila próxima de Patikul às 11h30, horário local, no domingo (23h30 ET). Não está claro se houve vítimas no terreno.


    "Minutos após o acidente, soldados e voluntários civis correram para o local para busca e resgate. De acordo com testemunhas, vários soldados foram vistos pulando da aeronave antes que ela atingisse o solo, poupando-os da explosão causada pelo acidente." de acordo com um comunicado de imprensa da Força-Tarefa Conjunta Sulu.
      Imagens de uma estação de TV local apareceram para mostrar os destroços do avião em chamas e a fumaça densa saindo da vila. Uma grande nuvem de fumaça é vista nas imagens do acidente subindo pelas palmas das mãos para o céu azul.

      Pelo menos 50 pessoas foram hospitalizadas após o acidente, algumas delas foram evacuadas para a cidade de "Zamboanga para serem submetidas a tratamento adicional", de acordo com o comunicado.
      O comandante da Força Tarefa Conjunta Sulu, William N. Gonzales, disse que 17 pessoas ainda estão desaparecidas. Esses "indivíduos deveriam se reportar a seus batalhões hoje. Eles deveriam se juntar a nós em nossa luta contra o terrorismo", disse ele.

      O ministro da Defesa, Delfin Lorenzana, disse que o avião transportava 92 pessoas a bordo, incluindo três pilotos e cinco tripulantes. O resto eram militares que se apresentavam para o serviço, disse Lorenzana em um comunicado, de acordo com a CNN Filipinas.
      Bombeiros militares e civis foram destacados para apagar o incêndio e as operações de resgate estão focadas em retirar os sobreviventes do local do acidente, de acordo com a CNN Filipinas.

      Este é o pior desastre aéreo militar do país em cerca de 30 anos, informou a Reuters. Em 1993, um C-130 da Força Aérea das Filipinas caiu, matando 30 pessoas.
      A aeronave Lockheed Martin C-130 havia chegado recentemente às Filipinas. Foi uma das duas aeronaves concedidas pelo programa de financiamento militar do governo dos EUA, de acordo com um anúncio do site do governo dos EUA em fevereiro.
      O acidente de domingo ocorre semanas depois que um helicóptero utilitário Black Hawk recém-adquirido S-70i caiu durante um vôo noturno a cerca de 60 milhas ao norte da capital Manila. Todas as seis pessoas a bordo morreram, de acordo com a CNN Filipinas.

        Foi um dos vários novos helicópteros utilitários de combate comprados pelas forças armadas em sua tentativa de modernizar sua frota, de acordo com um site do governo das Filipinas.
        Os militares deveriam apoiar os batalhões que lutam contra Abu Sayyaf, um grupo jihadista filipino baseado em Sulu que está envolvido em ataques a bomba e pirataria há décadas. O grupo proclamou lealdade ao ISIS em 2014.

        Postar um comentário

        Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

        Postagem Anterior Próxima Postagem

        Publicidade 2

        BEREU NEWS