BEREU NEWS

Lençóis vai sediar feira de artesanato


O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, é o próximo a ser contemplado com uma edição especial das feiras regionais da Bahia, com agenda confirmada para os dias 28 e 29 de agosto, sábado e domingo próximos, das 15 às 21 horas, no Mercado Cultural.

A programação visa estimular a produção e o comércio de artesanato, como forma de reduzir as perdas registradas desde o início da pandemia, registrando-se 17 meses de recuo na visitação das cidades e, portanto, nas vendas das mercadorias.

O objetivo é reunir peças da melhor qualidade, destacando aspectos próprios de cada região, demonstrando as múltiplas maneiras de se revelar a Bahia, distribuídas em cada território de identidade.

A realização da feira em Lençóis fortalece o turismo, ao ampliar a divulgação, no momento de recuo da pandemia, apesar da necessidade de se manterem todos os cuidados, enquanto a imunização não alcança todos os braços.

Entre as técnicas da produção artesanal da Chapada Diamantina estão modelagem, pintura à mão livre, entalhe, ourivesaria, renda, macramê, papietagem, trançado e tecelagem, entre outros, destacando-se as obras em cerâmica famosas internacionalmente do artista Jotacê.


O Mercado Cultural fica numa edificação ao estilo colonial do século XIX, representando o período de auge da extração de diamantes na cidade, e já vem sendo ponto de encontro entre os artesãos da cidade e os visitantes há pelo menos duas décadas.

Entre as peças mais procuradas estão as famosas mandalas, produzidas a partir de reproduções fotográficas, e as imagens de gnomos, feitos de resina, em situações e colorações as mais diversas, impossíveis de encontrar em qualquer outro lugar, exceto Lençóis.

“No momento da prisão,

tanto do Daniel Silveira,

quanto do Roberto

Jefferson, houve

ameaças reais aos

ministros do STF (...)

abandonou-se a ideia da

liberdade de expressão

para configurar uma

grave ameaça”

Augusto Aras, procurador-geral da República, durante a sabatina de sua recondução na CCJ do Senado


Conhecendo os territórios

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou ontem o Info TI. Trata-se de um dashboard (painel, na tradução livre) de dados de natureza social e econômica dos 27 Territórios de Identidade (TIs) da Bahia.

O objetivo é disponibilizar um compêndio de dados que possibilitem uma compreensão do perfil atual dos territórios, subsidiando o poder público na tomada de decisão e a população com informações sobre o seu território.

Na primeira divulgação foram disponibilizados os dados do TI Metropolitano de Salvador. Para as próximas divulgações, a expectativa é que até o final de agosto todos os demais territórios estejam disponíveis na plataforma do site da SEI: ww.sei.ba.gov.br.


Direito das PCDs

As inscrições para o Webinário Direitos das Pessoas com Deficiência – Acessibilidade Inclusão e Quebra de Barreiras, promovido pelo Poder Judiciário da Bahia, encerram-se amanhã às 10h. O evento será transmitido pela plataforma Zoom, e pelo Canal Emerj Eventos no YouTube. O objetivo do evento é informar, capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, colaboradores, demais operadores do direito e sociedade em geral acerca dos direitos das pessoas com deficiência (PCD), bem como a abordagem de alguns temas práticos, acessibilidade e inclusão, nos seus vários aspectos. A inscrição pode ser feita no site: www.bityli.com/9Pqm1.


POUCAS & BOAS

‘Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)’ é o tema do webinário Capacitação do Agro, que acontece hoje, às 17h30, com o pesquisador da Embrapa Florestas Wanderley Porfírio da Silva. O evento de hoje é o terceiro e último de uma série iniciada em junho por meio de parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) e o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos.

Em Juazeiro começa hoje a Semana da Juventude 2021 com uma programação virtual. O foco é a conscientização deste público sobre a responsabilidade que começa a assumir como protagonista da sua própria história e o reflexo das decisões atuais no seu futuro. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, prossegue até o dia 27 de agosto.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS