BEREU NEWS

Tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos e voos comerciais são cancelados


Um tumulto no aeroporto de Cabul, capital e mais populosa cidade do Afeganistão, deixou mortos nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o País.


Na semana passada, o Taleban, movimento fundamentalista islâmico nacionalista, tomou o poder no Afeganistão. A retomada do grupo ao poder fez com que moradores do Afeganistão tentassem fugir do país. 


No último domingo (15), o aeroporto de Cabul havia sido invadido por populares em busca de um voo após o ex-presidente Ashraf Ghani fugir do país. 


De acordo com informações do portal G1, o número de mortos no tumulto não foi confirmado. A agência de notícias Reuters publicou relatos de testemunhas que afirmam que cinco pessoas foram mortas - sem explicar as circunstâncias dos óbitos.


Já o "The Wall Street Journal", também segundo o G1, fala em três mortes por armas de fogo. Os voos comerciais foram cancelados, e apenas viagens militares ocorrem no local. 


Autoridades do Taleban disseram nesta segunda que não receberam relatos de confrontos em todo o país desde que tomaram Cabul. "A situação é pacífica, de acordo com nossas informações", disse um dos principais membros do grupo.


O encarregado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou que o embaixador de seu país em Cabul se reunirá na próxima terça-feira (17) com os talibãs - ocasiãoo na qual a Rússia decidirá se reconhece ou não o governo Taleban.


Mais de 60 países, incluindo EUA, Alemanha, Japão e França, publicaram um comunicado em que fazem um apelo para que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.


Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em reação ao atentado do 11 de Setembro, e permaneceram no país desde então. Em 2020, o ex-presidente Donald Trump assinou acordo de paz com o Taleban que previa a retirada total das tropas norte-americanas do país em abril deste ano.


O atual presidente Joe Biden manteve a decisão, mas adiou a saída completa do Afeganistão para o fim deste mês. Com a retirada dos EUA, o Taleban conquistou o poder.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS