Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorvente feminino - BEREU NEWS

Últimas Notícias

Post Top Ad

ANUNCIE SUA EMPRESA CONOSCO

07 outubro, 2021

Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorvente feminino


Segundo o presidente, absorventes não consta na lista de medicamentos essenciais do SUS

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, no entanto, vetou o trecho que previa a distribuição gratuita de absorvente feminino para estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

 

O chefe do Excutivo também vetou o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Aprovado pelo Congresso em setembro, a estimativa de gastos seria de R$ 84,5 milhões. O cálculo incluía oito absorventes por mês para cada uma das 5,6 milhões de mulheres que seriam inclusas no programa.

 

Bolsonaro declarou que os absorventes não constam na lista de medicamentos considerados essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também argumentou que, ao determinar um público específico, a medida não atende a universalidade do sistema de saúde.

 

Nenhum comentário:

Post Top Ad

Anuncie conosco