BEREU NEWS

Bolsonaro veta distribuição gratuita de absorvente feminino


Segundo o presidente, absorventes não consta na lista de medicamentos essenciais do SUS

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, no entanto, vetou o trecho que previa a distribuição gratuita de absorvente feminino para estudantes de baixa renda da rede pública de ensino, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (7).

 

O chefe do Excutivo também vetou o trecho que incluía absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Aprovado pelo Congresso em setembro, a estimativa de gastos seria de R$ 84,5 milhões. O cálculo incluía oito absorventes por mês para cada uma das 5,6 milhões de mulheres que seriam inclusas no programa.

 

Bolsonaro declarou que os absorventes não constam na lista de medicamentos considerados essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também argumentou que, ao determinar um público específico, a medida não atende a universalidade do sistema de saúde.

 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS