BEREU NEWS

Governo Federal recusa ajuda humanitária da Argentina à Bahia; "recursos suficientes", alega ministério


O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, recusou a ajuda humanitária oferecida pela Argentina às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia. Alegando ter recursos suficientes, a pasta negou o pedido do governador Rui Costa (PT), feito ainda nesta quarta-feira (29/12), mais cedo.


Nas redes sociais, Rui escreveu: "Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira".


Em trecho do documento enviado pelo Ministério das Relações Exteriores à embaixada da Argentina, é dito que "os recursos pessoal e financeiro são suficientes, com reserva de R$ 200 milhões para enfrentar a emergência.


"Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos", diz outro trecho do documento.


Até o momento, 24 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no estado, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Há também 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434. Nesta quarta-feira, 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS