Banco Central confirma vazamento de dados de 160 mil chaves Pix; saiba se você foi vítima

O Banco Central (BC) anunciou, nesta sexta-feira (21/1), que houve vazamento de informações ligadas a 160 mil chaves Pix. De acordo com a autarquia, entre os dados expostos, estão nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número de agência. 


O caso foi observado entre 3 e 5 de dezembro do ano passado, e abrangeu as informações sob guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso). O problema ocorreu, segundo o BC ao portal Metrópoles, “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento”.


Apesar do vazamento, nenhuma senha foi compartilhada. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outros dados financeiros”, detalha a nota da instituição.


Caso você tenha sido vítima, deverá ser avisado pelo aplicativo do seu banco, segundo o BC. A entidade ressalta que nenhum contato é feito por telefone, mensagem de texto ou e-mail, ou seja, se isso aocntecer, há grandes chances de ser golpe.


O BC afirmou que tomará as providências necessárias. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, declarou.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem