Header Ads

Hemoba reduz prazo de inaptidão de voluntários que tiveram Covid-19 para 10 dias


 A Fundação Hemoba divulgou o novo prazo para doar sangue após recuperação total da Covid-19.  Agora são 10 dias, antes, o limite era de 30 dias.


Já os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado têm como novo prazo sete dias, contados a partir da última vez que viu o infectado.


A decisão foi tomada com base na divulgação em uma nota técnica do Ministério da Saúde, que expôs mudanças no critério de doação de sangue para as pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19.


Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitando alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.


Quanto às vacinas, pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante CoronaVac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por sete dias.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.