BEREU NEWS

Governo investe mais de R$1,2 milhão na distribuição de kits de robótica para escolas da rede estadual da Bahia

O Governo do Estado da Bahia iniciou a distribuição de 100 kits de robótica para as unidades escolares da rede pública estadual. Com um investimento de R$1.280.000, cada conjunto distribuído é equipado por mais de 6 mil itens, incluindo peças, motores, sensores, interfaces e tablet, além de material pedagógico e formação continuada para os professores. A utilização das ferramentas possibilita a realização de atividades em grupos, integrando diferentes áreas do conhecimento, como as Ciências da Natureza,  Tecnologia, Linguagens e  Matemática.

De acordo com Patrícia Oliveira, coordenadora do programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o investimento vai propiciar aos estudantes a vivência e o aprendizado da robótica de maneira integrada, intuitiva e atrativa.

"Por meio do uso desse laboratório físico, virtual e também dos conteúdos impressos e digitais, realizamos a articulação dessa linguagem com os outros materiais didáticos utilizados pelos professores na sala de aula, possibilitando um trabalho interdisciplinar de robótica na escola e favorecendo a interação entre os estudantes com trabalhos em grupo. Vale lembrar que, com a entrega e implementação dos kits, vamos fazer uma formação continuada dos professores para utilização e montagem do material, como a metodologia de projetos e estruturação de um planejamento fundamentando".

O professor Elton Barreto, que atua nas áreas de Robótica e Impressão 3D, comentou sobre as possibilidades pedagógicas. "A robótica permite que o estudante aplique de forma prática os conhecimentos teóricos que ele tem acesso na sala de aula, na resolução de  problemas reais do seu cotidiano. Esse é o papel fundamental da disciplina nesse processo de Inovação. O estudante que vivencia, provavelmente irá buscar novos conhecimentos, que serão fundamentais para a sua profissão no futuro, através de cursos técnicos ou do Ensino Superior relacionados à tecnologia.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS