Últimas Notícias


Bovinos e suínos são resgatados pela PRF em situação de maus-tratos durante transporte na BR-242


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, resgatou nesta última segunda-feira (21/3), um total de 47 animais, entre bovinos e suínos, que eram transportados em condições precárias no compartimento de carga de um caminhão boiadeiro. O flagrante aconteceu no Km 408, da BR-242, em Seabra, a 465 km de Salvador. 


De acordo com a PRF, os policiais faziam fiscalização na rodovia, quando decidiram abordar um caminhão VW/24.280, com placas de Ibotirama (BA). Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório do motorista e documentação fiscal da carga, para consulta nos sistemas informatizados da PRF.


O motorista de 54 anos informou que transportava bezerros e disse que não possuía a Guia de Transporte de Animal (GTA). Informou ainda que embarcou os animais na zona rural de Oliveira dos Brejinhos e levaria para uma fazenda na cidade de Iraquara. Em seguida, os agentes realizaram os procedimentos de fiscalização detalhada e após uma revista no compartimento de carga, encontraram 2 vacas, 12 bezerras, 29 bezerros e 4 porcos. Os animais amontoados.


O confinamento aglomerado, ocasionou a morte de um suíno que provavelmente foi pisoteado pelos animais maiores. Um bezerro também foi encontrado morto. Alguns animais apresentavam cansaço e aparente desidratação. Não foram apresentados qualquer documentação legal dos animais, como nota fiscal, guia de transporte e comprovação de vacinação.


A situação se enquadrou no crime de maus tratos de animal domesticado, previsto na Lei Ambiental, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil. Também foi acionado a ADAB, para os procedimentos administrativos cabíveis.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem