BEREU NEWS

Lula chega a Salvador para chancelar chapa de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia


Com a chapa governista definida para disputar as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (31/3) em Salvador para a formalização dos nomes do atual governo que irão disputar a majoritária. O evento ocorre às 14h, no Wet'n Wild.

 

O pré-candidato petista à presidência vem à capital baiana para chancelar o início da campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) a governador. Na última quarta-feira (30/3), ficou definido o nome do vice: Geraldo Jr., presidente da Câmara Municipal de Salvador. Ele é do MDB, partido comandado no estado por Geddel e Lúcio Vieira Lima.

Além da dupla, o governo terá Otto Alencar (PSD) como candidato à reeleição no Senado. O parlamentar, inicialmente, era cotado para ser o nome para suceder Rui Costa (PT) no Palácio de Ondina. Contudo, com a negativa dele, e a desistência do senador Jaques Wagner (PT) de disputar a eleição, a militância petista optou por Jerônimo, que, nesta quinta, foi exonerado do cargo de secretário de Educação.

 

A movimentação gerou irritação do vice-governador João Leão (PP), que, após o episódio, abandonou o governo e migrou para o arco de aliança de ACM Neto (UB). Agora, Leão é pré-candidato ao Senado, e o PP se tornou oposição a Rui na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Na última quarta, de forma discreta, Geraldo garantiu a reeleição como presidente da Câmara Municipal. Sem alarde, ele convocou uma sessão extraordinária para eleger a nova Mesa Diretora. Enquanto isto, propiciou mudanças na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Casa. As alterações propiciaram que um vereador pudesse ser reeleito como chefe do Legislativo de forma indefinida, o que era vedado pela legislação anterior.

 

Com a escolha do parlamentar, o PT angaria o apoio tentado pelo maior rival, ACM Neto. No último sábado (25/3), o pré-candidato pelo União Brasil reuniu-se com o ex-ministro Geddel Vieira Lima para costurar uma aliança.

Na capital baiana, por ora, a sigla apoia o prefeito Bruno Reis, inclusive com cargos no alto escalão do secretariado, como é o exemplo da Secretaria de Ordem Pública (Semop), comandada por Marise Chastinet.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS