Sintomas do diabetes que aparecem de forma discreta

O diabetes é uma doença silenciosa e que atinge milhões de brasileiros. Confira alguns dos sintomas mais leves para identificar o início do mal para a saúde.


Infelizmente, o diabetes é uma doença bastante comum em todo o planeta. Só no Brasil existem cerca de 17 milhões de pessoas com diabetes, todas elas com idade entre 20 e 79 anos de idade. O pior é que a previsão pode ser ainda mais alarmante, já que até 2030 as autoridades acreditam que o país poderá atingir mais de 21,5 milhões de diabéticos. Confira hoje quais são os sintomas do diabetes que são discretos e silenciosos.


Sintomas do diabetes: começo costuma ser silencioso

De acordo com informações do portal de notícias EmaisMT, o diabetes pode causar diversas complicações no corpo humano, como problemas cardiovasculares. Mas se você tiver uma boa alimentação e tomar a medicação da forma certa, pode viver sem maiores problemas.

De fato, a má alimentação é um dos principais fatores que desencadeiam e agravam a doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, existem dois principais tipos de diabetes, sendo o mais comum o tipo 2, prevalente em pessoas obesas, por exemplo.

 

Quais são os tipos de diabetes existentes?

Na prática, os especialistas consideram que existem três tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. Além desses, há também o quadro de pré-diabetes, onde os pacientes quase sempre evoluem para a doença e já precisam iniciar o tratamento medicamentoso.

O tipo 1 é considerado como a forma mais grave da doença e tem causa genética, sem nenhum tipo de cura. 5% dos diabéticos convivem com esse mal, que se caracteriza pela incapacidade de produzir insulina. Isto é, o corpo humano não consegue eliminar o açúcar presente no sangue.

 

O diabetes gestacional ocorre apenas em mulheres grávidas e é caracterizado como alta taxa de glicose/açúcar no sangue. Ao final da gestação, esse quadro acaba desaparecendo. Já no caso do diabetes tipo 2, a característica é a resistência à insulina. O corpo apresenta dificuldade em retirar o açúcar da corrente sanguínea. A boa notícias é que bons hábitos alimentares podem controlar e até reverter a doença.

Um dos principais desafios está em identificar o diabetes de forma precoce. Confira alguns dos sintomas do diabetes que aparecem de modo silencioso.

 

Sintomas do diabetes que aparecem de forma discreta:

– Extremidades (mãos e pés) ficam facilmente dormentes;

– Dorme muito, mas está sempre cansado;

– A cicatrização demora uma eternidade para terminar;

– Está emagrecendo e não entende o porquê;

– Vontade constante de urinar;

– Sede constante e insaciável;

– Mau hálito persistente;

– Vista embaçada com frequência.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem