Eleições 2022: convenções partidárias que oficializam candidatos ao governo da Bahia começam nesta sexta-feira

 Convenções partidárias devem oficializar o nome dos cinco pré-candidatos ao governo da Bahia  — Foto: Arte g1/Divulgação

 

Desde quarta-feira (20), os partidos políticos já podem realizar as convenções partidárias que vão oficializar os nomes dos candidatos para a eleição de 2 de outubro.

Nesses eventos, as legendas definem os nomes que vão concorrer a um dos cinco cargos em disputa em 2022. As convenções podem ser feitas por uma única agremiação partidária ou em conjunto, ao lado de partidos que integrarão uma mesma coligação.

  •     Deputado estadual;
  •     Deputado federal;
  •     Senador;
  •     Governador;
  •     Presidente da República


Na Bahia, os destaques ficam por conta dos anúncios e confirmações dos três nomes das cinco chapas majoritárias, que concorrerão a governador, vice e a senador.


O primeiro dos cinco pré-candidatos ao governo da Bahia que vai oficializar a candidatura é João Roma (PL). O deputado federal e ex-ministro da Cidadania será o candidato do presidente Jair Bolsonaro no estado.

A convenção estadual do PL será realizada nesta sexta-feira (22), a partir das 08:22, na Avenida Juracy Magalhães Jr., em Salvador, em um espaço onde funcionava uma concessionária, nas proximidades do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha).

A ex-secretária de Saúde da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, Raíssa Soares (PL), será confirmada como candidata ao Senado na chapa. A indefinição fica em relação ao nome de quem será indicado para vice-governador.

Já no dia 29 será a vez da convenção do PSOL-REDE que formam uma federação. O evento vai confirmar Kleber Rosa (PSOL) como pré-candidato ao governo. A chapa terá como indicado a vice-governador, Ronaldo Mansur (PSOL) e Tâmara Azevedo (PSOL) ao Senado. A candidatura psolista para senador será coletiva e ainda conta com os pré-candidatos a 'co-senador' Professor Max (PSOL) e Zem Costa (PSOL). O evento acontece no espaço PSOL, no Rio Vermelho, em Salvador.

No dia seguinte, 30 de julho, será a vez do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializar a candidatura de Jerônimo Rodrigues para o governo da Bahia. O evento acontecerá no Parque de Exposições de Salvador.

Jerônimo terá como parceiros de chapa, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato a vice, e o atual senador Otto Alencar (PSD), que tentará a reeleição. A expectativa é que a maioria dos partidos que integram a coligação. Oficialmente, a chapa petista para o governo da Bahia conta com oito partidos: PT, PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota.

Outro nome na disputa do governo do estado, o professor Giovani Damico (PCB) deve confirmar sua candidatura na convenção estadual do seu partido no dia 2 de agosto, na sede da APLB, no bairro de Nazaré, em Salvador. A chapa ainda não tem outros nomes divulgados.

Já a convenção estadual do União Brasil que vai confirmar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto como candidato a governo da Bahia acontece no data limite designada pela Tribunal Superior Eleitoral, 5 de agosto.

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Salvador. Na chapa de Neto, a indefinição fica por conta do nome do pré-candidato a vice. O deputado federal Cacá Leão (PP) será o pré-candidato ao senado.

Alguns partidos que apoiam Neto devem realizar a convenção no mesmo dia, mas há a possibilidade de antecipação de alguns deles. Oficialmente, a pré-candidatura de ACM Neto conta com apoio de União Brasil, PP, PDT, Solidariedade, PSDB, Cidadania, Republicanos, Podemos, PSC, PTB e do PRTB.

A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos deve ser feito até 15 de agosto.

Veja o calendário de convenções dos pré-candidatos ao governo (por ordem alfabética)


ACM Neto é candidato pelo União Brasil — Foto: Divulgação 

Quem: ACM Neto
Partido: União Brasil
Profissão: advogado/ex-prefeito de Salvador
Convenção: 5 de agosto
Local: Centro de Convenções de Salvador
Horário: A partir das 9h


Giovani Damico é candidato pelo PCB — Foto: Divulgação 

Quem: Giovani Damico
Partido: PCB
Profissão: professor
Convenção: 2 de agosto
Local: APLB, Nazaré, Salvador
Horário: A partir das 14h


Jerônimo Rodrigues é candidato pelo PT na Bahia — Foto: Divulgação 

Quem: Jerônimo Rodrigues
Partido: PT
Profissão: professor
Convenção: 30 de julho
Local: Parque de Exposições de Salvador
Horário: 9h


João Roma é candidato pelo PL na Bahia — Foto: Divulgação

Quem: João Roma
Partido: PL
Profissão: deputado federal
Convenção: 22 de julho
Local: Avenida Juracy Magalhães Jr, 1338, Rio Vermelho


Kleber Rosa é candidato pelo PSOL na Bahia — Foto: Divulgação 

Quem: Kleber Rosa
Partido: PSOL
Profissão: professor/investigador
Convenção: 29 de julho
Local: Espaço PSOL, Rua Vieira Lopes, nº 162, Rio Vermelho
Horário: 18h

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem