BEREU NEWS

Coração preservado de Dom Pedro I é exposto pela primeira vez e atrai milhares em Portugal


 

Neste domingo (21), relíquia será transportada para o Brasil para as comemorações do Bicentenário da Independência

O coração preservado de Dom Pedro I atraiu milhares de pessoas neste sábado (20) na cidade de Porto, em Portugal. É que a relíquia foi exposta ao público pela primeira vez.


De acordo com Câmara Municipal do Porto, três mil visitantes fizeram fila para ver a relíquia somente nas primeiras oito horas da exposição, realizada na Irmandade da Lapa, que é a entidade religiosa que guarda o órgão.

O coração está exposto no salão nobre da Igreja da Lapa, em uma vitrine de vidro temperado. O órgão foi posicionado a 1,30m de altura, metragem que leva em conta o tamanho médio de brasileiros e portugueses (1,74m para homens e 1,63m para mulheres).

 

 

Foto: Guilherme Costa Oliveira / Câmara Municipal do Porto

 

A exposição termina no domingo (21), quando o coração será transportado para o Brasil para as comemorações do Bicentenário da Independência. 

A relíquia será conduzida para o solo brasileiro pela Força Aérea (FAB) e deve chegar ao país na segunda-feira (22).

Um parecer técnico do Instituto de Medicina Legal do Porto aprovou a viagem, porém pediu que o transporte do órgão fosse feito em um ambiente pressurizado. Ou seja, com pressão controlada.

 

Cinco chaves

O coração de D. Pedro I está conservado há 187 anos. O órgão fica guardado em um vaso de vidro com formol, numa urna trancada por cinco chaves, dentro de um cofre na Irmandade da Lapa.

Depois das comemorações dos duzentos anos da Independência do Brasil, o órgão será levado de volta a Portugal no dia 9 de setembro.

A relíquia ainda vai ficar exposta por mais dois dias na cidade do Porto antes de ser guardada novamente no cofre.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS