BEREU NEWS

Gripe do tomate: saiba o que é vírus que infectou 82 crianças na Índia

 

Pesquisadores consideram que a infecção viral é rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte

Um novo vírus, nomeado de gripe ou febre do tomate, foi identificado em 82 crianças de até 5 anos nos estados de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. A infecção é considerada rara, mas gera alerta para a comunidade científica.

A descoberta é resultado de um artigo publicado na revista científica The Lancet, na última quarta-feira, 17. Os pesquisadores recomendam que é preciso ter cuidado para evitar um possível surto da doença em outras regiões.

O nome escolhido para a doença tem a ver com os sintomas. Isso porque a infecção é caracterizada por manchas, que podem chegar ao tamanho e cor de tomate, febre, fadiga, vômitos e dores no corpo. Apesar de alguns casos apresentarem similaridades às da Covid-19, a publicação descartou qualquer tipo de relação entre os dois vírus.

Ainda não há muitas informações sobre o causador da gripe do tomate, mas os especialistas indicam que a doença pode ser um efeito colateral da chikungunya e dengue em crianças, ou uma variante da doença mão-pé-boca.

Até o momento, casos da gripe do tomate só foram registrados em crianças, mas há possibilidade de que acometa adultos, principalmente os imunocomprometidos.

Além das 82 crianças afetadas, outros 26 possíveis casos da doença em pacientes entre 1 e 9 anos ainda aguardam confirmação no estado de Orissa. Os departamentos de saúde locais estão adotando medidas de monitoramento para controlar e evitar que o vírus se espalhe para outras regiões na Índia.

Como ainda não há medicamentos específicos para a gripe do tomate, os cientistas recomendam que o tratamento seja feito de forma similar ao da gripe: isolamento, repouso, ingestão de líquidos e analgésicos para reduzir a febre e as dores. Para tratar as bolhas e manchas na pele, é indicado o uso de esponja com água morna e pomadas de assadura.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS