BEREU NEWS

PF identifica planos para resgate de líderes criminosos em presídios: "STF", "STJ" e "Suicida"

PF identifica planos para resgate de líderes criminosos em presídios: "STF", "STJ" e "Suicida"

 

Informações sobre um possível plano de resgate de líderes de organização criminosa presos nas penitenciárias federais de Brasília e de Porto Velho (RO) levaram a Polícia Federal (PF) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deflagraram nesta quarta-feira (10/8) a Operação Anjos da Guarda. Cada um dos planos tinha medidas diferentes envolvendo sequestro, invasão ou rebeliões nas penitenciarias brasileiras.

 

 

O primeiro plano de fuga, que ganhou o código de “STF”, consistia em uma invasão à Penitenciária Federal de Brasília. O segundo, intitulado “STJ”, aconteceria através do sequestro de autoridades do sistema penitenciário para trocá-las pela liberdade dos líderes da facção. O terceiro, chamado “suicida”, seria concretizado através de uma rebelião dentro dos presídios. "Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato", disse a Polícia Federal em comunicado.

 

 

Cerca de 80 agentes cumpriram os 10 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. De acordo com a PF, um grupo de advogados que trabalha para o PCC estava ajudando os criminosos a organizar os planos de fuga. Eles aproveitavam as conversas com os presos feitas através dos parlatórios das penitenciárias para “receberem e mandarem mensagens codificadas”.

 

 

Em uma casa no bairro de Alphaville, em São Paulo, os policiais prenderam a esposa de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, um dos líderes da facção criminosa. Além dele, seriam resgatados Edmar dos Santos (conhecido como I30), Cláudio Barbará da Silva (Barbará), Reinaldo Teixeira dos Santos (Funchal), Valdeci Alves dos Santos (Colorido) e Esdras Augusto do Nascimento Júnior.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS