![]() |
Bereu News |
O primeiro caso de Monkeypox, a Varíola dos Macacos foi confirmado neste sábado (06/8), em Conceição do Jacuípe. A informação foi divulgada através do Boletim Epidemiológico pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab). O município de Coração de Maria registrou um caso suspeito.
Você viu? Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é registrado em Conceição do Jacuípe
Monkeypox é uma doença viral que se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, dor de cabeça, mialgia, dor nas costas e astenia intensa.
A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Se apresentar sintomas, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) é procurar atendimento com urgência em qualquer unidade de saúde do município.
Bereu News