Últimas Notícias


Primavera inicia nesta quinta-feira, 22 de setembro; saiba detalhes sobre a estação

Previsão indica chuvas acima da média entre os meses de outubro e dezembro

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, acontece a chegada oficial da primavera, estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão.

Mais quente que a estação anterior, a primavera é responsável pela floração de diversas espécies de plantas, além de ser conhecida pela variedade de cores e cheiros típicos do momento.

Por acontecer após o inverno, no reino animal a primavera também é responsável pelo fim da hibernação, além de afetar diretamente o comportamento de animais polinizadores, como as abelhas.

Apesar das características, o período pode trazer a volta das chuvas em todo o Brasil, segundo informações do Climatempo, por conta do fenômeno La Niña, que aumenta a umidade e o calor.

De acordo com o Prognóstico Climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuvas acima da média entre os meses de outubro e dezembro nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

O período da primavera se estende até às 18h48, do dia 21 de dezembro, quando dá lugar ao verão, conhecido pelo aumento das temperaturas e chuvas rápidas.

Safra 2022/2023

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o período da primavera afetará diretamente a safra de 2022/2023.

No Matopiba, região que inclui áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra deve ser marcado por chuvas dentro ou acima da média no verão.

Como consequência, a elevação dos níveis de água do solo, em áreas do oeste da Bahia e Tocantins, irão favorecer as fases iniciais das culturas agrícolas.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem