BEREU NEWS

Prazo de atualização do Cadastro Único é prorrogado até 11 de novembro

O Ministério da Cidadania prorrogou o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com a Instrução Normativa nº 4, publicada na quinta-feira (13/10), a data máxima para a atualização dos dados, marcada para esta sexta-feira (14/10), foi estendida para o próximo dia 11 de novembro.

Essa prorrogação se aplica para as pessoas que não tinham realizado a atualização no CadÚnico, ou seja, famílias inscritas em 2016 e 2017 e que deixaram os cadastros desatualizados por cinco anos.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) reforça que os beneficiários dos programas sociais ganham mais tempo para atualizar as informações e, assim, podem evitar filas nos postos de atendimento. “Cerca de 5% do total de inscritos no CadÚnico em Salvador estão com a atualização pendente, representando um quantitativo de aproximadamente 24 mil que ainda não realizaram o recadastramento” informou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.

Cada cidadão inscrito no CadÚnico tem um período de dois anos para realizar a atualização dos dados (recadastramento), a contar da data em que efetuou o cadastro. Contudo, o prazo para atualização dos cadastros é individualizado, não sendo assim a mesma data para todos

Quem tiver dúvidas pode ligar para o 0800 707 2003 ou baixar o aplicativo do Cadastro Único para consultar o seu prazo de atualização. O cidadão pode também verificar a convocação para recadastramento no extrato emitido no momento do saque do benefício. Por isso, a população não deve se dirigir aos postos de atendimento antes de verificar a necessidade de atualização.

AGENDAMENTO

A Sempre salienta que as pessoas devem continuar buscando o agendamento para evitar o bloqueio dos benefícios, de acordo com o novo prazo dado pelo Ministério da Cidadania. Os atendimentos nos 29 postos fixos de Salvador são realizados exclusivamente através do Aplicativo Fala Salvador e do site

O agendamento é automatizado, por meio de um sistema que disponibiliza data e horário de acordo com o local solicitado pelo beneficiário. A iniciativa visa oferecer um atendimento de forma organizada e confortável.

AÇÕES INTINERANTES

Para ampliar os atendimentos e descentralizar os serviços, a Prefeitura, através da Sempre, tem atuado fortemente com o programa CadÚnico Itinerante, que ocorre por meio de uma busca ativa. A estratégia visa atualizar e realizar novos cadastros, visando alcançar localidades afastadas das sedes dos serviços, fazendo o atendimento chegar a quem mais precisa.

O critério para escolha dos bairros ocorre através de um mapa territorial, que aponta os locais com maior índice de desatualização de cadastros e onde há maior concentração de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS