BEREU NEWS

Cardeal admite à Igreja Católica ter abusado de jovem de 14 anos


Essa é a primeira vez que um membro do clero admite um crime desse tipo

A Justiça francesa abriu uma investigação contra 11 bispos e ex-bispos nesta segunda-feira (7/11)  para apurar casos relacionados a crimes sexuais. Entre os investigados está um cardeal que teria admitido "comportamento repreensível" com uma menor de idade, há 35 anos, quando ainda era pároco.


O francês Jean-Pierre Ricard, de 78 anos, ex-bispo de Bordeaux, foi apontado como primeiro clérigo católico de seu posto a admitir abuso de uma menor. Segundo a Folha de S. Paulo, a revelação do crime contra a jovem de 14 anos foi feita pelo presidente da Conferência Episcopal da França, Éric de Moulins-Beaufort, na cidade de Lourdes, onde os eclesiásticos fazem reunião anual.


"Meu comportamento necessariamente causou consequências graves e duradouras a esta pessoa", teria escrito o cardeal em mensagem lida por Moulins-Beaufort. Além da confissão do crime, ele teria pedido perdão à vítima e se colocado à disposição da Justiça, tanto civil como canônica.


Segundo o americano The Wall Street Journal, o cardeal fez parte do Dicastério para a Doutrina da Fé, encarregado de disciplinar o clero em todo o mundo contra abuso sexual de menores. No ano passado, um relatório divulgado por uma comissão independente da Igreja apontou que aproximadamente 216 mil menores de idade foram vítimas de sacerdotes e religiosos no país de 1950 a 2020.


Outro dos bispos investigados é Michel Santier, a quem as autoridades do Vaticano impuseram sanções em 2021 por "abusos espirituais resultando em 'voyeurismo' a dois homens adultos" na década de 1990. 


No total, dez ex-bispos são acusados, oito deles por abusos, como Ricard e Santier, e dois por não denunciar as agressões. Um décimo primeiro, Pierre Pican, morreu em 2018 e foi condenado por não denunciar os fatos, segundo a CEF (Conferência Episcopal da França).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS