BEREU NEWS

Com nova variante preocupando, comprovação da vacina pode voltar a ser exigida na Bahia; veja lista de locais


O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (Cesab), órgão que fiscaliza e delibera o SUS no estado, recomendará ao Governo e às Prefeituras da Bahia o retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina da Covid-19 em espaços de grande concentração de pessoas. 


O pedido vem após informações da chegada no Brasil da nova variante da Covid-19, chamada de BQ.1, e da possibilidade de uma nova onda da doença. Conforme a Cesab, a recomendação é indicada no intuito de controlar e reduzir a contaminação pela variante do coronavírus.


Os locais orientados a seguir são hospitais, unidades de saúde, órgãos públicos, aeroportos, rodoviárias, metrô, ferry boat, escolas, academias, shoppings centers, bares, restaurantes, hotéis, cinemas, teatros, museus, festas e estádios.


A BQ.1 é derivada da variante Ômicron e, diferente de outras cepas, sua característica principal é um escape muito maior da proteção das vacinas.


No Brasil, já são contabilizadas 688.395 mil mortes pelo coronavírus, segundo dados do JHU CSSE COVID-19 Data.  Na Bahia, atualmente, a cobertura vacinal da 3ª dose para maiores de 18 anos ainda está em 69%, número considerado menor do que o esperado, uma vez em que o estado já está com o reforço da 4ª dose em vigor. 


O Conselho prevê que essa é a medida mais eficaz para evitar os casos de contaminação, visto que a imunização é umas das ferramentas mais eficiente e segura para prevenir doenças infecciosas.


O Ministério da Saúde afirma que já foram recebidas doses da vacina, que serão destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades, que serão distribuídas para os estados, mas ainda não há uma data.


Segundo o último boletim informativo da Covid-19, publicado pelo concelho no dia 4 de novembro, 94 casos da doença estão ativos, ao todo, nos 417 municípios da Bahia. Em outubro, foram duas mortes. 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS