BEREU NEWS

Depressão de final de ano: se você está triste, saiba que não está sozinho


Créditos da foto: ilustrativa/Pexels


Durante esta época do ano, os casos de suicídio costumam aumentar e o CVV recebe mais ligações. Se você está sentindo assim, procure ajuda médica.

A sensação de que o ano vai acabar aumenta a cobrança de finalizar tudo, avaliar o que não deu certo, antecipar as metas para o próximo ano, comprar e consumir para as festas que estão chegando, se cobrar de estar com a família e rever alguns amigos... tudo isso tende a piorar os casos de depressão. Em 2017, o Centro de Valorização da Vida (CVV) divulgou que, no mês de dezembro, principalmente durante o período de datas comemorativas, as ligações de pessoas pedindo ajuda costumam aumentar 15%. 


“O ser humano tem uma ligação forte com datas, quer seja aniversários, Natal ou mesmo a virada do ano. Enquanto para a maioria das pessoas momentos como estes são motivos de alegria e felicidade, para pessoas que estão com o cérebro funcionando de maneira alterada ,como na depressão, esses momentos podem se tornar motivo de mais cobrança pela felicidade que não sentem e de culpa por estarem doentes e deprimido", explica a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental.


Caso você esteja se sentido assim, nessa ou em qualquer época do ano, o portal recomenda que você visite um profissional qualificado, como um médico psiquiatra ou um psicólogo.A ligação para o CVV, pelo número 180, é gratuita.


Conforme a especialista, o período tende a ser sentido de forma mais forte para quem já possui episódios de depressão. "A maneira distorcida do deprimido enxergar a realidade faz com que ele piore os desfechos, pense de maneira pessimista e sem esperança, e não veja saída para os problemas. Tudo isso pode aumentar o estresse emocional no final do ano e precipitar desfechos negativos como o suicídio", alerta.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS