BEREU NEWS

Suspensão da Operação Carro Pipa afeta mais de 1,6 milhão de pessoas


Defesa Civil nacional, vinculada à MDR, informou os moradores das regiões afetadas por seca ou enchentes, por meio de SMS - 

Distribuição de água foi cortada pelo Governo Federal e segue sem previsão de volta

A distribuição de água potável pela Operação Carro Pipa (OCP) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), controlado pelo Exército em 54 municípios baianos, está suspensa desde novembro e sem um prazo para a retomada do serviço.


Em toda a região do semiárido nordestino, mais de 700 municípios estão em Situação de Emergência (SE) por seca/estiagem reconhecida pela União. Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram afetadas pela medida, notadamente em comunidades da zona rural onde a OCP é o único acesso à água de qualidade por parte das famílias.

A Bahia tem atualmente 81 municípios com o decreto SE em vigor por seca/estiagem reconhecidos pelo governo federal e passíveis de obter o benefício. No entanto, conforme nota do Exército, 21 comunidades deixaram de ser atendidas depois do início das chuvas em diversas regiões do estado desde novembro, por não ter mais a necessidade do serviço.

Através de um aviso de SMS da Defesa Civil nacional, vinculada à MDR, que foi divulgado dia 14 de novembro, os moradores da região foram comunicados da suspensão da OCP e orientados a economizar água.


“A gente já economiza quando eles entregam normalmente, porque a água é controlada. Agora a gente está no desespero. Tenho vizinhos que estão comprando a água, mas acho muito caro. Eu vim com os filhos pra cidade. Estou na casa de uma irmã até resolver isso”, disse a produtora rural Ivonice Alcantara, moradora da zona rural de Juazeiro.

Ela disse que já choveu na sua roça, “mas a pouca água que ficou armazenada, não tem boa qualidade”, explicou, cobrando uma posição da Defesa Civil nacional, “que deveria ter uma solução para este problema”, asseverou.


Seca e enchente

Neste momento, a Bahia tem, além dos 81 municípios com decreto reconhecido pela União por causa de seca/estiagem, também 81 municípios afetados pelas chuvas/enchentes desde o final de novembro. Destes, até agora 62 já tiveram decreto de SE reconhecidos pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

As chuvas que vêm caindo com intensidade nas últimas semanas criam situações inusitadas, mas recorrentes na região de clima semiárido neste período do ano, quando um mesmo município tem ao mesmo tempo decreto por seca/estiagem e chuva/enchente.


Exemplo é Vitória da Conquista, que está neste contexto. Com aproximadamente 66 mil pessoas afetadas pela seca, decretou também emergência por causa das chuvas da primeira quinzena de dezembro. A medida serve para que os municípios recebam ajuda para minimizar os problemas decorrentes do clima.


Expectativa

Sem indicar quantas pessoas foram afetadas com a suspensão da OCP na Bahia, o MDR justificou em nota que teve parte de seu crédito bloqueado, o que provocou a interrupção do programa emergencial.

No entanto, “já foi realizado o desbloqueio do recurso e, imediatamente, a Pasta solicitou ao Ministério da Economia o remanejamento para a Operação Carro Pipa e outras ações prioritárias.  Dessa forma, a operação deverá voltar tão logo o remanejamento seja aprovado” de acordo com a nota.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade 2

BEREU NEWS
BEREU NEWS